Atenção, mulher: como anda a sua saúde?
As diversas atividades realizadas pelas mulheres no dia a dia não podem impedi-las de manter o autocuidado. Cuide-se
Como diziam nossas avós e dizem nossas mães: é melhor prevenir do que remediar. Quando cuida da própria saúde, a mulher cuida de si mesma, das pessoas ao seu redor e assegura vitalidade para lidar com os papéis de esposa, mãe, filha, irmã, empreendedora, trabalhadora, etc. Além disso, consegue também se dedicar aos trabalhos sociais e espirituais que desempenha. Todas precisam reconhecer a importância de manter os cuidados com a saúde.
A médica Julia Barbi Melim Marques, ginecologista e obstetra, esclarece que “é fundamental conhecer o próprio corpo e sentir quando ele dá sinais de que algo está diferente.” Segundo ela, a alimentação saudável, a prática regular de atividade física e garantir um sono de qualidade são fundamentais em todas as fases da vida. “Além disso, manter a saúde emocional em dia é essencial, o que é feito por meio do autocuidado e da valorização dos vínculos afetivos, familiares e sociais.”
Ela reforça por que é imprescindível ficar atenta: “ninguém vai fazer por você aquilo que só você pode. A vida da mulher na fase adulta acaba sendo marcada pelos cuidados com a casa, com a família, o marido, os filhos e o trabalho. E quanto a você? Você tem o mesmo cuidado consigo mesma? Cuide para que, em alguns anos, sua saúde não esteja comprometida. Ninguém pode se alimentar bem, ir ao médico. fazer exames ou se preocupar por você”, observa.
A médica aponta ainda que o período menstrual não precisa ser uma sessão mensal de tortura. “Se você está tendo sangramento excessivo ou cólicas intensas, não hesite em buscar ajuda médica para melhorar sua qualidade de vida”, orienta.
Da menarca à menopausa, o acompanhamento ginecológico ou com outros profissionais da saúde e os exames regulares para prevenção ou diagnóstico precoce de doenças devem fazer parte da rotina. Afinal, sua saúde merece sua dedicação. Lembre do que está escrito em 1 Coríntios 6.19: “Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?”