Atenção pais: distúrbios e vícios de crianças e adolescentes podem estar ligados ao excesso à televisão
Assistir demasiadamente televisão durante a infância e adolescência pode ser prejudicial à fase adulta. Entenda como agir
As programações televisivas estão cada dia mais presentes em momentos de lazer e em família. Entretanto, quando sem moderação, podem indicar um grave problema no desenvolvimento de crianças e adolescente à fase adulta por meio de vícios e distúrbios, diz estudo.
Saiba mais:
- Um estudo realizado pela Universidade de Otago, na Nova Zelândia, evidencia que assistir televisão durante a infância e adolescência pode influenciar em transtornos comportamentais na fase adulta.
- Entre esses transtornos estão os riscos pela dependência em álcool, drogas e jogos de azar, assim como problemas mentais e psicológicos.
- Para a pesquisa, os cientistas – por meio do Estudo de Dunedin – acompanharam o desenvolvimento de mais de mil bebês nascidos entre 1972 e 1973, até a conclusão dela.
Entenda:
Não significa que o uso de dispositivos digitais ou assistir programações televisivas seja a razão principal de distúrbios gerados no futuro, porém, o aproveitamento em excesso durante o seu tempo de lazer pode influenciar, sim, este fator, principalmente quando este hábito está presente entre os 5 e 15 anos de idade.
Os meios digitais são personagens de grande influência durante a evolução de crianças e adolescentes – tanto para o bem como àquilo que é ruim. Com isso, importa que os pais e responsáveis estejam sempre atentos ao conteúdo que seus filhos consomem e, também, ao tempo em que estão expostos a ele.
A indicação dada pela AAP (Academia Americana de Pediatria) à saúde e bem-estar digital durante o lazer dos mesmos é de duas horas de tempo de tela diário.
Se ocupe do que faz bem:
Sabe-se que o desenvolvimento humano quanto ao comportamento, por muitas vezes, depende diretamente daquilo que absorvemos em nossa mente, por isso a importância de incentivar crianças e adolescentes a consumirem conteúdos que auxiliem nessa boa evolução.
Além de temas educacionais e em relação à saúde emocional, apresentar a convivência com a Palavra de Deus desde a infância é um importante meio para o crescimento pautado em valores que os guardam dos males presentes nos dias atuais.
Saiba o que fazer:
Para tanto, procure uma Universal mais próxima de você e conheça o trabalho desenvolvido com as crianças através da EBI (Escola Bíblica Infantil). Ou busque mais informações das ações realizadas pelo grupo Força Teen Universal (FTU), que auxilia milhares de adolescentes em temas relacionados a esta fase da vida, além das questões físicas, sociais e espirituais.
Acompanhe os grupos pelas redes sociais e conheça as principais ações: