Atitude de bombeiros para ajudar idosa viraliza e comove o mundo
Eles pararam o trânsito para que ela pudesse atravessar a rua. Ação reforça a importância da prática da gentileza no dia a dia
No último dia 18 de novembro, câmeras de segurança flagraram uma atitude comovente de bombeiros russos na província de Kaliningrado. As imagens divulgadas mostram que eles trafegam em uma rodovia movimentada quando avistam uma idosa de bengala enfrentando muita dificuldade para atravessar a rua e tomam uma decisão.
Como havia trânsito intenso no local, o motorista do caminhão de bombeiros muda a rota e bloqueia a faixa da pista contrária para que a senhora termine o trajeto em segurança. Enquanto ela se desloca, um dos bombeiros a segura pelo braço e a acompanha, e os outros pedem aos motoristas que diminuam a velocidade (foto reproduzida abaixo).
O gesto durou poucos minutos e não provocou congestionamento, mas causou grande impacto na vida dos moradores da região e, agora, em todo o mundo.
Gentileza não pode ser raridade
Quando li sobre esse acontecimento questionei por que ele tinha repercutido tanto, uma vez que a gentileza deveria ser algo comum. Atualmente, porém, parece que as pessoas estão cada vez mais presas em seu mundo e quando tomam conhecimento de que alguém notou o outro se surpreendem.
Ações gentis deveriam ser rotina, só que o individualismo tem sido cada vez mais incentivado. O amor-próprio está em alta, mas infelizmente ele vem sendo propagado por muitos de forma equivocada. Vende-se a imagem de que é preciso pensar apenas em si, em mais ninguém.
Podemos ver essa motivação nas redes sociais, em perfis de influencers e celebridades, entre outros. Assim, muitos estão se tornando tão egoístas que não conseguem mais olhar para o lado, e ficam indiferentes à dor do outro. O egoísmo está presente até mesmo nos relacionamentos mais íntimos, entre marido e esposa, entre pais e filhos etc.
É claro que é necessário se valorizar, mas quando nos amamos de verdade nos preocupamos com o outro. Então, apesar de as atitudes gentis serem cada vez mais raras, elas são essenciais não apenas para construir relações saudáveis como também para nos ajudar a ser pessoas melhores.
Colocar-se no lugar do outro, ser paciente, auxiliar alguém a atravessar a rua, ceder o lugar na fila, dizer bom dia, por favor, obrigado e demonstrar interesse quando alguém está falando são apenas alguns exemplos simples de gentileza que podem transformar seu dia e o de alguém.
São muitos os estudos que provam que pessoas gentis são mais felizes. Então o que estamos esperando para pôr a gentileza em prática em nossa vida?