Atriz de “The Big Bang Theory” fala sobre a fé em Deus
Em vídeo, Mayim Bialik, que também é cientista, faz uma reflexão sobre o tema
Mayim Bialik, a atriz que interpreta a personagem Amy Farrah Fowler, do seriado “The Big Bang Theory”, namorada do característico personagem Sheldon (interpretado por Jim Parsons), recentemente gravou um vídeo explicando a relação dela entre ciência e a crença em Deus.
Além de atuar em filmes e séries, Mayim também é doutora em neurociência pela UCLA (Universidade da Califórnia em Los Angeles, da sigla em português) – sendo aprovada também em Harvard e Yale, duas das principais instituições de ensino universitário dos Estados Unidos.
Contudo, ela acrescenta que o fato de ela ser uma cientista não a impede de acreditar em Deus e de levar a vida com base nos preceitos bíblicos.
No vídeo abaixo, ela destaca que “fé” e “ciência” não são perspectivas opostas. Confira a reflexão:
Isaac Newton: o brilhante físico que admirava Deus
Quando publicou o livro “Princípios Matemáticos da Filosofia Natural”, o físico inglês Isaac Newton (1642-1727) realizou algo fantástico para a ciência naquele momento: usou a matemática para explicar o que acontecia na natureza.
Assim ele era conhecido, como uma pessoa racional que buscava a lógica em tudo o que observava.
Nesse livro, ele destacou as famosas “Leis de Newton”, que dão base para a mecânica clássica em física, e demonstrou com cálculos as leis de Kepler para o movimento dos planetas.
Porém, o que poucas pessoas sabem é que esse importante personagem da ciência também tinha uma admiração por Deus. Enquanto estudava as órbitas dos planetas, Newton dizia para si mesmo que aquilo só poderia ser obra do Altíssimo.
Ele também gostava de ler a Bíblia. Foi em um de seus momentos de reflexão sobre o que estava escrito ali que iniciou um estudo detalhado sobre o Templo de Salomão. Para conferir a reprodução do desenho que ele fez da construção, clique aqui.
Ciência x Deus
Podemos compreender bem essa relação da racionalidade com a fé em Deus por meio de um trecho bíblico: “Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento.” Marcos 12.30
O Senhor Jesus ensina nesse trecho que devemos amar a Deus de todo o nosso entendimento. Isso significa que a adoração ao Senhor deve ser feita também por meio da inteligência.
É importante a compreensão de que Deus é um ser inteligente, Ele tem onisciência, ou seja, é o único que sabe de todas as coisas. Por isso, a humanidade precisa confiar nas orientações dEle, afinal, Ele deseja o melhor para a Sua obra-prima: os seres humanos.
Participe da nossa enquete: