Aulas de idiomas ajudam jovens a expandir oportunidades
Central Nacional da FJU, em SP, oferece quatro línguas gratuitamente; iniciativa está presente em cinco estados brasileiros
A nova Central Nacional da Força Jovem Universal (FJU) — localizada no Brás, zona leste da capital paulista — foi inaugurada em dezembro de 2024. Desde então, as iniciativas voltadas para a juventude foram intensificadas, e um exemplo disso são as aulas de idiomas oferecidas gratuitamente pela FJUniversitários, um dos braços do programa social. Atualmente, a FJU disponibiliza aulas de Inglês, Francês, Espanhol e Alemão para jovens de 15 a 25 anos, atendendo um total de 77 alunos.
Inglês e Espanhol já eram ensinados no polo da FJU no Brás, mas a inclusão de Francês e Alemão foi muito bem recebida pela juventude, a partir da abertura da Central Nacional. Isso, porque a estrutura moderna do espaço e das salas de aula proporciona um ambiente mais adequado e acolhedor: tanto para o ensino dos professores, quanto para o aprendizado dos alunos.
As aulas de idiomas têm duração de três meses e são conduzidas por 12 professores voluntários que, com muita dedicação, compartilham seu conhecimento para agregar valor e cultura à vida dos jovens. Para apoiar o aprendizado, o programa social fornece materiais como apostilas, garantindo que os alunos tenham acesso a conteúdo de qualidade.
Segundo Wellison Alves, responsável pelo FJUniversitários, as aulas de idiomas representam “uma oportunidade, não apenas para o mercado de trabalho, mas também como uma expansão de conhecimento, a partir da qual todos têm a chance de aprender, uma vez que os ensinamentos não têm nenhum custo”.
Aprender para superar barreiras
O desejo de aprender uma nova língua tem se tornado cada vez mais comum entre os brasileiros. Um estudo de uma plataforma de e-learning revelou que 44% da população estabeleceu essa meta para 2025.
A FJU projeta um crescimento significativo para 2025, com a expectativa de atender cerca de 500 alunos nas aulas de idiomas somente na Central Nacional. Além disso, a iniciativa se estende a outros polos da FJU: no Rio de Janeiro, Santa Catarina, Amazonas e Minas Gerais. Atualmente, com o apoio de 146 professores voluntários, 1,6 mil alunos já participam das atividades. A meta é alcançar 4 mil jovens até o final do ano.
A voluntária e professora de inglês, Ana Augusta, expressa a alegria de contribuir para o aprendizado dos jovens: “Ver um aluno evoluindo no idioma, conseguindo se expressar, colocar em prática o que aprende e desenvolver, traz muita realização”. Ela acrescenta: “Saber que usamos nosso conhecimento e experiências para influenciar de forma positiva o desenvolvimento pessoal e profissional desses alunos é bastante gratificante”.
Quem deseja participar das aulas gratuitas pode se inscrever presencialmente na Central FJU, localizada na Rua João Boemer, 225 — no Brás, em São Paulo. Atualmente, a programação é a seguinte:
Central Nacional FJU: programação de aulas de idiomas
- Inglês: domingos, às 13h e 16h15;
- Francês: domingo, às 14h30;
- Espanhol: domingo, às 18h;
- Alemão: terça-feira, às 19h.