Aulas gratuitas ajudam jovens a se preparar para o ENEM 2023
Iniciativa que já está em sua 3ª edição atende estudantes de SP, RJ, MA, MG e PE
Daqui a aproximadamente um mês, ocorrerá o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2023. Para ajudar os jovens que realizarão a prova, o “Desafiando o Enem” — iniciativa do projeto FJU Universitários (FJUni), da Força Jovem Universal (FJU) — está oferecendo, gratuitamente, aulas de reforço dos temas contemplados na prova.
“Tive interesse em participar do ‘Desafiando o Enem’ para agregar nos meus estudos, aprender novos conteúdos e enfrentar o vestibular. Por conta do isolamento na pandemia, perdi muita matéria e não tive uma base sólida para aprender. As aulas do FJUni têm me ajudado a desenvolver nos estudos, com uma didática muito diferente e divertida; além dos professores capacitados, que sempre nos auxiliam e compartilham dicas sobre o vestibular e faculdades”, relata o aluno Lucas Bezerra, de 17 anos.
As aulas preparatórias têm sido oferecidas, em sua maioria, aos finais de semana, nos polos da FJU localizados nas capitais de São Paulo, Rio de Janeiro, Maranhão, Minas Gerais e Pernambuco, com o objetivo de preparar a juventude, tanto no quesito acadêmico como no emocional.
Por meio do “Desafiando o Enem”, jovens — principalmente aqueles em situação de vulnerabilidade ou com poucos recursos financeiros — têm a oportunidade de reforçar o estudo das matérias de: Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Química, Biologia, Física, Inglês, Redação e Atualidades; além de realizar simulados de prova e redação, para os deixarem mais confiantes no dia do exame.
O professor Ricardo Freitas, de 46 anos, atua como voluntário do FJUni há um ano e três meses e, atualmente, dá aulas de Língua Portuguesa para os alunos da capital de São Paulo. Ele afirma que o candidato do ENEM, que tem a oportunidade de participar de um curso preparatório, com certeza “tem mais chances de apresentar um melhor desempenho na prova. Além disso, há um esforço dos professores em proporcionar aulas interativas e de qualidade. Criamos até um curso exclusivo de Língua Portuguesa, para auxiliar o aluno no déficit deixado pelo ensino regular, a respeito da norma culta exigida nesses exames”.
O “Desafiando o Enem” acontece anualmente, entre fevereiro e outubro. Interessados em participar das aulas preparatórias do FJUni devem realizar suas inscrições nos polos da FJU, entre novembro e janeiro.
Apoio acadêmico e emocional
O responsável pelo FJUni, Luke Castro, explica que o intuito da iniciativa – criada em 2021 – é conceder à juventude “um reforço extra, num ambiente mais agradável e tranquilo, para que eles possam desenvolver. São aulas gratuitas com professores voluntários, alguns docentes, outros que são profissionais atuantes em sua área de formação e que ajudam com alguma matéria, mas todos muito dedicados. Há aqueles que chegam achando que o Enem e os vestibulares são um ‘bicho de sete cabeças’ e depois de um tempo, eles entendem que não”.
Além do apoio acadêmico, Castro ressalta a importância de oferecer apoio emocional aos estudantes. “Dar esse suporte é essencial, porque vem nervosismo, ansiedade e dúvidas, como ‘será que consigo?’, ‘será que sou capaz?’, então, motivá-los e encorajá-los a perseverar é fundamental para que eles possam alcançar seus objetivos”.
Segundo uma pesquisa realizada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em maio de 2022, dos mais de 7,7 mil jovens, entre 15 e 17 anos, entrevistados, 35% disseram-se ansiosos e 50% deles já sentiram a necessidade de pedir ajuda em relação à saúde mental, porém 40% não recorreram a ninguém.