Aumentam os casos de miopia em crianças durante a pandemia

Especialistas avaliam que o uso de diversos dispositivos eletrônicos pode agravar o distúrbio

Imagem de capa - Aumentam os casos de miopia em crianças durante a pandemia

Um estudo do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) apontou uma progressão de miopia em crianças durante a pandemia. A pesquisa entrevistou 295 médicos oftalmologistas e sete em cada dez identificaram esta problemática.

Miopia é o distúrbio que causa visão embaçada, prejudicando a visualização de objetos e imagens que estão mais longe do indivíduo. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 59 milhões de pessoas são míopes no Brasil. Em todo o mundo, o número chega a 2,6 bilhões.

Entre os especialistas ouvidos pelo estudo, 75,6% avaliaram que o uso de diversos dispositivos eletrônicos pode agravar a miopia. E, 22% entenderam que esse fator pode influenciar apenas com o uso de tablets e celulares.

Não é de hoje que o debate sobre os prejuízos do uso excessivo de telas vem à tona. Principalmente quando falamos da saúde física e mental de crianças e adolescentes. A exemplo do estudo que mostrou que crianças que têm mais de uma hora diária de acesso a telas desenvolvem problemas de comportamento e emocionais. Clique aqui e saiba mais.

Orientação aos pais e responsáveis

A saber, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) orienta que se evite a exposição de crianças menores de dois anos a telas.

Para crianças entre dois e cinco anos, o limite deve ser de uma hora.

Entre seis e 10 anos, o tempo não deve ser superior a duas horas.

Vale ressaltar que o tempo de acesso aos dispositivos deve ser sempre supervisionado por pais, bem como educadores e responsáveis.

Crianças e adolescentes podem e devem aprender habilidades e ferramentas de informática. Contudo, seja para fins educativos, ou até mesmo de entretenimento, o que deve prevalecer é o uso de telas com disciplina de tempo.

Portanto, é muito importante que os pais acompanhem o desenvolvimento dos filhos de perto e sejam uma frente unida em relação à criação deles. Você quer receber mais orientação de como auxiliar no desenvolvimento do seu filho?

A Escola Bíblica Infantil (EBI), além de orientar as crianças sobre a importância de dar atenção aos ensinamentos de seus pais, também oferece dicas aos pais e responsáveis. Ademais, clique aqui e saiba mais no Instagram oficial do projeto.

imagem do author
Colaborador

Redação / Fotos: Istock