“Beleza não tem idade”: evento oferece serviços gratuitos para incentivar idosos a praticar o autocuidado

Iniciativa terá o apoio de 9 mil profissionais de beleza e saúde em 2,2 mil localidades brasileiras; mais 57 países realizarão a ação

Imagem de capa - “Beleza não tem idade”: evento oferece serviços gratuitos para incentivar idosos a praticar o autocuidado

Com o objetivo de valorizar e cuidar da terceira idade, o Calebe Universal realizará neste fim de semana a 3ª edição do “Beleza não tem idade”, em todo o Brasil e em mais 57 países. No evento, o programa social oferecerá, gratuitamente, serviços como corte de cabelo, maquiagem, esmaltação de unhas e limpeza de pele para promover entre os idosos o amor-próprio e o cuidado com o bem-estar.

O incentivo à prática da autovalorização pode impactar significativamente a vida das pessoas idosas. É o que diz um novo estudo publicado na revista The Gerontologist, que revelou que a percepção positiva e a satisfação a respeito do envelhecimento podem ajudar a reduzir os riscos de mortalidade durante a velhice.

Segundo o responsável pelo Calebe, Valter Pereira, se cuidar é muito importante em qualquer idade. “Não se trata de uma vaidade. Ter o cuidado com a aparência, além de aumentar a autoestima, também traz muitos benefícios para a saúde do idoso, pois reduz o estresse emocional e melhora sua qualidade de vida”.

No Brasil, a ação estima beneficiar 41,6 mil pessoas em 2,2 mil localidades brasileiras, e para isso, conta com o apoio de 9 mil profissionais voluntários entre: cabeleireiros, manicures, maquiadoras, designers de sobrancelhas, barbeiros, massagistas, massoterapeutas, fisioterapeutas, dermatologistas, nutricionistas, esteticistas, dentistas, enfermeiros e clínicos gerais.

Para a designer de sobrancelhas Josefina Bispo, de 66 anos, essa iniciativa traz muita alegria à terceira idade. “Se não houvesse um trabalho como esse com várias atividades, talvez essas pessoas estariam em casa, ociosas e tristes. Portanto, me sinto muito feliz em ser voluntária”.

Além do acesso a serviços gratuitos, os beneficiados poderão participar de palestras que lhes ensinarão a importância do autocuidado. E também, em alguns locais, haverá a distribuição de kits de beleza e itens de higiene pessoal.

O evento surgiu em 2021, a fim de destacar que a beleza não se limita a idade e que é possível envelhecer, se cuidando e praticando atividades que proporcionam alegria.

Josefa Arruda, de 67 anos, esteve presente na edição passada e afirma que gostou muito. “A minha expectativa é que esse ano vai ser melhor! Já convidei cinco pessoas para participarem e elas estão muito animadas com as atividades que têm no grupo”.

A beleza do convívio e do carinho 

De acordo com uma pesquisa da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), idosos que relataram sentir solidão têm quatro vezes mais chances de desenvolver depressão.

Pensando no bem-estar físico e emocional da população idosa, as ações promovidas pelo programa social — criado pela Igreja Universal do Reino de Deus e que, no mês de novembro, comemorou seu aniversário de 11 anos — combatem a solidão ao oferecer um espaço para a terceira idade interagir, conviver com amigos, trocar experiências, aprender e se divertir e, assim, ter uma vida social ativa e de qualidade.

Agenda: “Beleza não tem idade” em SP

Data: 16/12/23

Horário: 9h

Local: Rua João Boemer n°228, Brás – São Paulo – SP

No exterior, o evento acontecerá nos seguintes países:

Alemanha, Angola, Argentina, Benin, Burkina Faso, Burundi, Cabo Verde, Camarões, Chade, Chile, Colômbia, Congo Brazzaville, Congo Kinshasa, Coreia do Sul, El Salvador, Equador, Eswatini, Estados Unidos, Filipinas, Gâmbia, Gana, Guadalupe, Guatemala, Guiana, Guiné-Bissau, Honduras, Ilhas Mauricio, Índia, Irlanda, Itália, Japão, Lesotho, Madagascar, Malawi, México, Moçambique, Namíbia, Nicarágua, Nigéria, Nova Zelândia, Panamá, Papua-Nova Guiné, Paraguai, Peru, Quênia, República Dominicana, Ruanda, Santa Lúcia, Senegal, Sudão do Sul, Suíça, Suriname, Tanzânia, Togo, Uganda, Uruguai, Zâmbia.

imagem do author
Colaborador

Unicom / Foto: Cedida