Bispo Macedo visita campo de refugiados em Chipre
Saiba como foi o encontro, que ocorreu em novembro. Durante a viagem missionária à região mediterrânea, o Bispo ainda esteve em Atenas, na GréciaSaiba como foi o encontro, que ocorreu em novembro. Durante a viagem missionária à região mediterrânea, o Bispo ainda esteve em Atenas, na Grécia
O número de refugiados no mundo ultrapassou, pela primeira vez, a marca de 100 milhões, segundo a Agência da Organização das Nações Unidas para Refugiados (Acnur). Esse grupo é formado por pessoas forçadas a se deslocarem de seu país de origem para fugir de conflitos internos, violência, fome, violações de direitos humanos e perseguições relacionadas a religião, raça, nacionalidade, grupo social ou opinião política.
No final de 2021, estimativas apontavam para 90 milhões de refugiados, realidade que foi impulsionada por ondas de violência em países como Etiópia, Burkina Faso, Mianmar, Nigéria, Afeganistão e República Democrática do Congo. Contudo, a guerra na Ucrânia, somada a outros conflitos neste ano, teria contribuído para o aumento, de acordo com um relatório do Centro de Monitoramento de Deslocados Internos (IDMC, na sigla em inglês). Chipre, país insular considerado um complexo turístico para muitos, hoje alberga um número considerável de refugiados, a maioria vinda da Síria, do Congo e da Nigéria. Ao todo, 13.518 pedidos de asilo foram apresentados ao país em 2021.
Durante uma viagem missionária à região do Mar Mediterrâneo, o Bispo Edir Macedo visitou o Centro de Acolhimento de Refugiados de Pournara, em Chipre, na manhã do dia 26 de novembro. “O Bispo levou a mensagem de Deus, em inglês, para aproximadamente 150 pessoas refugiadas. Ali, ele as convidou a manifestar a Fé em favor de suas vidas. O Bispo fez questão de visitá-las, uma vez que as que vivem ali não teriam a oportunidade de participar de um encontro especial que aconteceria em um hotel no dia seguinte”, comentou o Pastor Rogério Moreira à Folha Universal. Há três meses, o Pastor Rogério está à frente do trabalho realizado pela Igreja em Chipre.
Aos que estavam no local de acolhimento, o Bispo Macedo lembrou que “o Senhor Jesus disse que onde estivessem dois ou mais reunidos no nome dEle, Ele estaria no meio deles (Mateus 18.20). O meu Deus está aqui. Nem você nem eu podemos vê-Lo, senti-Lo ou tocá-Lo, mas Ele está aqui para cumprir as Suas promessas na vida dos que creem. E você pode desafiá-Lo, pô-Lo à prova dizendo ‘eu quero ver o Senhor na minha vida, o resultado da minha Fé!’ Você vai apresentar a Ele o seu pedido, aquilo de que você mais precisa, a sua maior necessidade, e você vai fazer o voto: ‘meu Deus, se o Senhor atender esse meu pedido, eu faço um voto de entregar a minha vida ao Senhor e obedecer à Tua Palavra”.
Simultaneamente, do outro lado do mesmo campo de acolhimento, o Bispo Domingos Siqueira, responsável pelo trabalho da Universal na Europa, também transmitiu uma mensagem, mas em francês. “A visita do Bispo Macedo e do Bispo Domingos trouxe alento para todos. Era notório no semblante de cada participante a Fé e a esperança que a Palavra de Deus traz, o que faz com que as pessoas recobrem forças para enfrentar toda situação adversa”, disse o Pastor Rogério.
FÉ QUE ACOLHE
A Universal realiza um trabalho social e de evangelização no Centro de Acolhimento em Pournara todos os sábados. A ação começou quando uma pessoa que vivia no local entrou em contato com a Igreja e pediu uma visita. “Nas primeiras vezes, por conta das restrições da Covid-19, o Pastor Fabricio Isaac Maciel Paula (hoje responsável pela Universal na Grécia) podia apenas fazer uma oração por quem pedia a visita. Isso ocorreu em meados de 2021. Mas, com o passar do tempo, as entradas foram sendo permitidas e agora podemos fazer reuniões com os dois grupos, em francês e em inglês. Toda semana é uma experiência nova para a nossa Fé. Encontramos pessoas com diferentes histórias: algumas foram obrigadas a fugir por conta da guerra, outras, por perseguirem o sonho de mudar de vida, mas, em todos os casos, elas acabaram se submetendo a situações muito difíceis. Por isso, em paralelo com o trabalho de apoio espiritual, prestamos apoio social e oferecemos lanches, água mineral e, para as crianças, pacotinhos com suco, balas e outros itens”, disse o Pastor.
Em Chipre, a Universal conta com uma Igreja na capital, Nicósia, um núcleo de oração em Limassol e outros trabalhos especiais e visitas realizadas no norte do país e arredores. O Pastor Rogério, que se dedica à Obra de Deus no Altar há 31 anos, observou que o idioma é uma das dificuldades enfrentadas no trabalho. “Apesar dele ser feito em inglês e francês com os imigrantes, com a população local, que fala o grego cipriota, a dificuldade aumenta, mas não é um impeditivo para que, por meio da evangelização nas ruas e de visitas a casas, o trabalho seja feito.” O Pastor já atuou na Grécia, em Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Portugal, na Espanha, Inglaterra, Suécia e Holanda.
Ao lermos a Bíblia, especialmente Atos, é possível encontrar referências a Chipre e, de alguma forma, esse encontro, que alcançou tantas pessoas, remete à essência da Igreja Primitiva. “A necessidade, a aflição e os sedentos de vida existem, hoje, na mesma proporção que existiam no tempo da Igreja Primitiva e, portanto, o objetivo, a dedicação e o sacrifício dos que servem a Deus devem ser os mesmos. Este é o Espírito da Universal”, concluiu o Pastor.
POR CHIPRE E PELO MUNDO
Já no dia 27 de novembro, às 10 horas, o Bispo Macedo realizou um encontro para cerca de 350 pessoas em uma sala de conferências do Hotel Cleopatra, em Nicósia. “Deus é Palavra e é Espírito. Se você tiver a Palavra dEle na sua mente, você terá o Espírito dEle dentro de você”, ensinou. No mesmo dia, às 18 horas, o Bispo Macedo esteve em Atenas, na Grécia, e fez mais uma reunião especial.
Independentemente do tempo e do lugar, esses encontros revelam a importância de propagar e levar o Evangelho a todos, como está escrito em Marcos 16.15: “Ide por todo o mundo, pregai o Evangelho a toda criatura”.