Boas noites de sono podem ajudar a prevenir doenças

Entretanto, três em cada quatro brasileiros têm dificuldade para dormir. Saiba como combater a insônia e outros problemas emocionais

Imagem de capa - Boas noites de sono podem ajudar a prevenir doenças

A rotina agitada de muitas pessoas acaba se refletindo no momento de dormir e na qualidade do sono. Muitos são os relatos daqueles que se queixam de cansaço mental, dores no corpo e até mesmo distúrbios como a insônia. A forma e o momento de dormir interferem diretamente na relação do corpo com músculos e órgãos vitais, como o coração e o cérebro. E boas noites de sono podem ajudar a prevenir doenças relacionadas a demências, como o Alzheimer.

Em entrevista ao R7, o médico especialista em medicina do sono Nonato Rodrigues afirmou que o recém-descoberto sistema glinfático funciona com maior potência enquanto estamos dormindo, contribuindo na prevenção de doenças. “Todo mundo produz lixo, e o cérebro também. Para retirar esse lixo, é preciso lavar o cérebro, e essa lavagem é feita com um líquido especial através do sistema glinfático”, explicou.

Entre outros benefícios de uma boa noite de sono está sonhar, o que permite eliminar as ligações entre sinapses desnecessárias adquiridas durante o dia, limpando o excesso de informações dispensáveis, economizando energia e preparando o cérebro para viver novas experiências no dia seguinte. Ademais, os músculos se regeneram durante o sono, que ajuda a recuperar microlesões causadas no dia a dia ou durante atividades físicas intensas.

Pandemia agravou dificuldade para dormir

A saber, um dos fatores que podem levar à insônia é o estresse. Segundo o especialista, esse comportamento pode ser gerado por um condicionamento que se dá ao cérebro, ainda que não seja percebido pelo pessoa. O momento do dia em que o indivíduo tem tempo livre para pensar nos problemas (seja trabalho, família, contas) é justamente quando vai dormir. Estímulos desse tipo podem causar insônia a longo prazo, ainda que o problema já tenha sido resolvido.

Três em cada quatro brasileiros têm dificuldade para dormir. Elas foram agravadas pelo impacto emocional ou pelas sequelas da Covid-19. A origem pode estar nas preocupações ou nos maus hábitos. Mas o efeito é um só: o comprometimento do descanso físico e mental das pessoas. Assista ao vídeo abaixo do quadro “Você e o Doutor“, exibido recentemente no programa “Hoje em Dia“, e saiba mais sobre o assunto:

Combate à insônia e outros problemas

É importante observar que a insônia, assim como a ansiedade, a depressão, entre outros males emocionais, é uma condição originada na alma de quem está aflito e sofrendo com sentimentos de medo e tristeza. Os medicamentos atuam na parte física. Portanto, não são capazes de atuar no vazio interior que a pessoa sente. Por isso, é necessário que a pessoa busque ajuda espiritual.

Se você, ou alguém da sua família, está precisando de ajuda, participe, ainda hoje, de um encontro de fé. E, fique livre de tudo o que impede a sua paz e a dos seus familiares.

Todas as sextas-feiras acontece a Sessão do Descarrego. Nessa reunião você vai aprender a combater todos os problemas de ordem espiritual e ainda receberá forças para superar todas as adversidades da vida. No Templo de Salomão, as reuniões acontecem às 7h, 10h, 12h, 15h e às 20h. Você também pode participar em um templo da Universal mais próximo de sua casa.

imagem do author
Colaborador

Redação / Foto: Istock