Brasil é reconhecido internacionalmente por ajuda contra a crise alimentar
Assunto foi trazido durante a 106ª Reunião do Comitê de Desenvolvimento do FMI
Durante a 106ª Reunião do Comitê de Desenvolvimento do Fundo Monetário Internacional (FMI), o Brasil recebeu um reconhecimento, em documento, por aliviar a crise alimentar no mundo, a qual tem sido pressionada pela guerra na Ucrânia.
Por que isso é importante:
O documento enfatiza que a atuação do Brasil no cenário internacional como abastecedor de alimentos foi fundamental no cenário geopolítico atual. Pois, a guerra na Ucrânia piorou os problemas relacionados com o tema, os quais já assolavam o mundo que ainda se recupera dos estragos econômicos da pandemia da COVID-19. O Brasil é um grande fornecedor de alimentos em larga escala.
Agronegócio:
O presidente Jair Bolsonaro já havia destacado o papel relevante do agronegócio do Brasil para a sustentabilidade do mundo, durante a Assembleia Geral das Nações Unidas, em setembro.
- “Há quatro décadas, o Brasil importava alimentos. Hoje, somos um dos maiores exportadores mundiais. Isso só é possível graças a pesados investimentos em ciência e inovação, com vistas à produtividade e sustentabilidade”, disse Bolsonaro, na época.
- “Como afirmou a diretora da Organização Mundial do Comércio em recente visita que nos fez: ‘Não fosse o agronegócio brasileiro, o planeta passaria fome’. Pois alimentamos mais de um bilhão de pessoas ao redor do mundo. O nosso agronegócio é orgulho nacional”, complementou.