Brasil tem a menor ocupação de leitos de UTI para Covid-19

Vacinação e manutenção das medidas sanitárias de prevenção são fundamentais para evitar novos avanços da doença

Imagem de capa - Brasil tem a menor ocupação de leitos de UTI para Covid-19

Pela primeira vez, desde outubro de 2020, o Brasil tem a menor ocupação de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) Covid-19 para adultos. Foi o que informou, nesta quarta-feira (11), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), por meio do boletim especial do Observatório Covid-19.

Isso representa que nenhum dos 26 Estados e o Distrito Federal apresentam taxas de ocupação de leitos de UTI Covid-19 para adultos no Sistema Único de Saúde (SUS) iguais ou superiores a 80%. Os dados indicam que se trata do melhor cenário desde que o Observatório passou a acompanhar esse índice, em julho do ano passado.

Os pesquisadores da Fiocruz o associam ao avanço da vacinação no Brasil, mas destacaram que se deve manter atenção, já que os números de novos casos e de mortes continuam altos. “(…) a vacinação deve ser ampliada e acelerada, além de combinada com o uso de máscaras e distanciamento físico, para manutenção e avanços nos resultados”, apontou o documento.

Manutenção dos cuidados

A média de número de novos casos é 33.400 por dia. E de óbitos é de 910 por dia. Ambos marcadores ainda elevados. Outro fator de atenção é que a taxa de positividade dos testes segue alta, o que mostra a intensa circulação do vírus. Portanto, a manutenção dos cuidados pessoais e das medidas sanitárias de prevenção contra a Covid-19 são fundamentais para evitar novos avanços da doença durante a pandemia e o enfrentamento de novas cepas do coronavírus.

Vale ressaltar o que podemos fazer para evitar a disseminação do contágio. Entre as medidas indicadas pelo Ministério da Saúde do Brasil estão as não farmacológicas. A exemplo do distanciamento social, da etiqueta respiratória e da higienização das mãos. Bem como uso de máscaras, limpeza e desinfecção de ambientes, isolamento de casos suspeitos e confirmados, conforme orientações médicas. Saiba mais sobre os protocolos de segurança contra a Covid-19 e por que eles devem ser mantidos, clicando aqui.

Como participar de uma reunião com segurança

A saber, a Universal adotou medidas no combate à propagação da doença, desde o início da pandemia. Por exemplo, nas localidades onde há um limite ao número de pessoas em templos religiosos, a Universal obedece a quantidade estipulada pelas autoridades. Além disso, há a disponibilização de álcool em gel ou água e sabão para lavar as mãos. Encontre o endereço de uma Universal mais próxima de você e participe de um encontro de fé.

imagem do author
Colaborador

Redação / Foto: Istock