Brasileiros que aguardam a abertura da fronteira do Egito com a Faixa de Gaza recebem mantimentos
Grupo está em uma casa alugada pelo Itamaraty em cidade ao sul do território palestino. Governo brasileiro aguarda a liberação para resgatar 26 pessoas
Os brasileiros que aguardam a abertura da fronteira do Egito com a Faixa de Gaza receberam água e comida enviada pelo governo do Brasil nesta terça (17).
- O grupo formado por 16 pessoas está em uma casa alugada pelo Itamaraty em Khan Younis, cidade ao sul do território palestino.
- Um vídeo mostra o palestino Hasan Rabee, pai de duas crianças brasileiras, agradecendo pelo recebimento de água e comida. Ele havia relatado que estava sem água potável e que os mantimentos estavam sendo racionados para aguardar a liberação da fronteira.
- “Faz tempo que a gente estava sem água para beber. (…) A gente estava louco para beber água boa”, disse Rabee em vídeo.
- Em outro vídeo, Shahed Al-Banna, de 18 anos, aparece em um mercado comprando comida e ela agradece pela ajuda do governo brasileiro e do embaixador Alessandro Candeas.
Confira os vídeos abaixo:
Travessia pela passagem de Rafah:
O Brasil organizou a retirada de 26 pessoas, entre cidadãos e residentes, que estão na Faixa de Gaza. O início da operação depende da liberação da travessia de estrangeiros pela passagem de Rafah.
- O avião presidencial brasileiro está em Roma, na Itália, aguardando para decolar em direção ao território egípcio para realizar o resgate.
- O tempo estimado de voo entre Roma e Cairo (capital do Egito) é de 3 horas. Já o tempo para deslocamento da fronteira ao aeroporto é de cerca de 5 horas.
- Na segunda (16), quando havia uma grande expectativa desta liberação, o embaixador brasileiro no Egito, Paulino Franco de Carvalho Neto, chegou a declarar que estava confiante de que os brasileiros conseguissem fazer a travessia o mais rápido possível.
- Desde o início do confronto, em 7 de outubro, quando o Hamas realizou um ataque-surpresa contra Israel, a Faixa de Gaza é alvo de intensos ataques aéreos. Até o momento, quatro brasileiros tiveram a morte confirmada pelo Itamaraty.
Veja também:
Por que a passagem de Rafá é tão importante na guerra
Filha de brasileira sequestrada pelo Hamas é encontrada morta
Médicos se arriscam em Israel para salvar feridos de guerra
(*) Com informações do R7