Cabeça ungida é cabeça erguida
Propósito que vai até o fim do ano na Universal aborda a necessidade de consagrar sua vida a Deus
No conhecido salmo que diz “O Senhor é o meu pastor e nada me faltará”, o rei Davi faz o seguinte pedido a Deus: “Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda” (Salmos 23.5).
É com base nessa passagem bíblica que no dia 15 de setembro, data da entrega anual do azeite consagrado, a Universal deu início ao propósito Cabeça Ungida, Cabeça Erguida, que se estenderá até a Vigília da Virada do Ano. A proposta dele é que cada participante faça, diariamente, a unção de si mesmo com o óleo no alto da cabeça e determine que o fim deste ano seja melhor do que o início.
Na Bíblia, o ato de ungir significava proteção e consagração a Deus. “Ungir a si mesmo com o azeite consagrado, que é símbolo do Espírito Santo, é consagrar a própria vida a Deus. A unção demonstra que reconhecemos que precisamos de Deus para nos guardar e do Espírito Santo para inspirar nossos pensamentos. Ser um ungido de Deus significa estar separado para Ele”, explica o Bispo Adilson Silva.
Além da unção diária, os participantes do propósito assumiram o compromisso de ir à igreja todos os domingos para ouvir a Palavra de Deus e pedir a direção dEle para suas vidas.
Símbolo da presença de Deus
Nas Sagradas Escrituras, o líquido cristalino extraído das oliveiras – ou, mais especificamente, dos seus frutos, as azeitonas – simboliza o Espírito Santo, ou seja, a Presença de Deus. Quando o Senhor Jesus enviava os discípulos para pregar o Evangelho, estes utilizavam o óleo como um ponto de contato para promover a Fé e inúmeros milagres aconteciam (Marcos 6.13).
No livro bíblico de Eclesiastes, capítulo 8, versículo 9, o sábio rei Salomão, que o escreveu, diz: “Em todo o tempo sejam alvas as tuas roupas, e nunca falte o óleo sobre a tua cabeça”. Ter a “roupa alva” não significa apenas vestir-se de branco, mas representa também o desejo de que a vida da pessoa tenha pureza – esta, por sua vez, só pode ser obtida com a obediência à Palavra de Deus.
Já o óleo sobre a cabeça representa a Presença de Deus nos guiando a todo momento. Desse modo, aqueles que têm a cabeça ungida mantêm-se firmes quando enfrentam adversidades. No entanto a unção diária não pode ser tratada como uma superstição, mas como um lembrete diário de como manter a Presença de Deus em nossa vida, aliando a oração de Fé à obediência à Palavra dEle.
O azeite consagrado é usado ainda como um ponto de contato da Fé na unção em doentes, bem como para a libertação espiritual de oprimidos, o recebimento do Espírito Santo, a solução de causas aparentemente impossíveis, para proteção e, sobretudo, para consagrar bens materiais e pessoas a Deus. O elemento deve ser usado no dia a dia não apenas para ungir a si mesmo, mas também para a unção de quem vive uma situação difícil.
Sustentação
O representante comercial José Miguel, de 50 anos, é uma das pessoas que já colhem os benefícios da unção. Oito anos atrás, ele chegou à Universal enfrentando inúmeras dificuldades, como o fim do casamento. Ao longo desses anos, José se dedicou a cuidar de sua vida espiritual e não hesitou em participar do propósito. Ele diz que sempre se lembra do versículo em que Davi fala que nunca tocaria no ungido do Senhor, reforçando como a Presença de Deus protege uma pessoa.
Além disso, José estava lidando com questões familiares que chegaram ao âmbito judicial e buscou no propósito forças para lidar com esse desafio. À medida que se ungia, ele conta que teve o entendimento de que Deus lhe daria condições de passar pelas adversidades com sabedoria, mesmo que os resultados não fossem os que ele esperava. “Deus está me sustentando e creio que, se não fosse Ele, se não fosse a Presença dEle dentro de mim, eu nem estaria vivo hoje”, diz.
Além de se ungir, José usa o óleo consagrado para ungir sua mãe, que tem 75 anos e, por causa dos problemas com outro filho, tinha dificuldade até para dormir. “Todo dia, depois de ungir a minha cabeça, eu vou até ela e digo ‘bom dia, minha mamãe! Deus a abençoe!’ e faço a unção dela também. Eu vejo que ela está mais forte. Ela não frequenta igreja, mas agora está indo à Universal com uma amiga e usando a fé pelo meu outro irmão. Ela tomava remédio para dormir e, de repente, não está tomando mais. A palavra certa para o propósito do óleo é sustentação, o que Deus está dando para a gente”, finaliza.
Por isso, não esqueça de se ungir. Se seu azeite acabou, leve seu frasquinho para que seja feita a reposição e, se você não tem o azeite e gostaria de participar do propósito, procure a Universal mais próxima para obter mais orientações.
Saiba mais:
Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aqui. Folha Universal, informações para a vida!