Caminhada do Amor promove laços fortes entre casais pelo mundo

Oitava edição acontece no dia 20/4, em 65 países, e deve beneficiar 245 mil; em SP, Renato e Cristiane Cardoso estarão no Parque Villa-Lobos

Imagem de capa - Caminhada do Amor promove laços fortes entre casais pelo mundo

No próximo sábado, 20 de abril, ocorrerá a oitava edição da Caminhada do Amor (The Love Walk), em parques e demais espaços naturais de 156 cidades brasileiras, por todos os estados e no Distrito Federal, além de mais 64 países. Nas edições anteriores — entre 2012 e 2022 — 558 mil participaram pelo mundo. Este ano, a organização estima que serão 245 mil dentro e fora do Brasil, com 24 mil voluntários. Em alguns locais, a ocasião já foi ou será celebrada em outros dias e horários.

O evento principal acontecerá em São Paulo, no Parque Villa-Lobos, no Alto de Pinheiros — acesso do Parque Cândido Portinari, Av. Queiroz Filho, 1.365, Vila Hamburguesa, SP. Para quem vai de transporte público, a estação de trem mais próxima é a Villa Lobos–Jaguaré (Linha 9, Esmeralda). São esperadas 10 mil pessoas no local, a partir das 9h30.

Na capital paulista, o encontro de 20 de abril é promovido pela “Escola do Amor” (The Love School), da Record — e contará com a presença de seu casal de apresentadores, Renato e Cristiane Cardoso. Será uma oportunidade para que os casais saiam um pouco da correria do dia a dia. Daí em diante, é possível melhorar o diálogo, cultivar o amor inteligente e construir laços fortes e duradouros — coisas que, de fato, andam em falta.

De acordo com o estudo mais recente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com dados de 2022, os divórcios de uniões com menos de dez anos vêm aumentando drasticamente. Em 2010, a média era de 37,4% no Brasil; no ano de 2022, subiu para 47,7% — diferença de 10,3%. Quanto às separações em geral, o cenário também não é bom: em 2021, foram 386.813. No ano seguinte, 420.039. Isto significa, em somente um ano, o crescimento de 8,6% de casais que desejam terminar sua união.

A pesquisa ainda mostra que um terço (33%) desses términos não é consensual — ou seja, apenas uma das partes o quer; na maioria dos casos, a mulher (60%). As estatísticas do IBGE indicam, portanto, a importância de buscar caminhos para se conectar com seu parceiro ou parceira e preservar seu casamento e família. Esta é, precisamente, a intenção da Caminhada do Amor.

Senso de prioridade

Ao deixar as tensões e distrações do cotidiano de lado, casados, noivos e namorados podem ter algumas horas a sós e reestabelecer as prioridades: cuidar da relação e focar o outro. Vale lembrar que solteiros também participam — por exemplo, convidando alguém que queiram conhecer melhor.

Os apresentadores do programa Escola do Amor, da Record, Renato e Cristiane Cardoso, anunciaram recentemente, em clima descontraído: “Vamos romper com a nossa rotina e fazer a Caminhada do Amor”. Os idealizadores do evento estarão, portanto, como nos anos anteriores, presentes à ocasião em São Paulo — desta vez, no Parque Villa-Lobos.

Para Renato, há duas formas de participar: uma errada e outra correta. Ele descreve a maneira equivocada: “Alguns vão lá, vestem a camiseta, tiram umas fotos e publicam nas redes sociais. E fica por isso mesmo”. O professor da Escola do Amor, então, sugere como aproveitar o encontro a dois: “O mais importante é sentar e conversar. A caminhada vai vir depois, que é a vida de vocês. O casal está vivendo junto, está caminhando. Mas, para que lado?”, questiona.

Valmir e Paola Dobroca estiveram na edição anterior. A esposa comenta a importância do dia: “Foi muito agradável estarmos juntos ao ar livre, no meio da natureza, e poder dialogar, principalmente, sobre planos de longo prazo”. Por isto, ela recomenda a experiência a todos os casais: “É uma oportunidade de aprender a se comunicar da forma certa com o seu parceiro”, reflete.

Informações adicionais

Caso não esteja na capital paulista, fique tranquilo: você também pode participar da Caminhada do Amor. A organização do evento preparou uma lista com centenas de locais, em várias cidades brasileiras, para dar um passeio com a pessoa amada — verifique o dia e o local. São praças, parques, hortos, bosques, zoológicos e muitos outros lugares. Tanto para casais, quanto para solteiros que estão se conhecendo, o mais importante é buscar um diálogo produtivo, identificar dificuldades e se conhecer melhor.

imagem do author
Colaborador

Unicom / Fotos: cedidas