Campanha de doação de sangue fortalece estoques e ajuda a salvar vidas no Panamá

Iniciativa da Unisocial reuniu 36 doadores e pode beneficiar até 144 pessoas

Imagem de capa - Campanha de doação de sangue fortalece estoques e ajuda a salvar vidas no Panamá

Cada doação de sangue pode salvar até quatro vidas. Pensando nisso, o programa Unisocial organizou, no dia 30 de janeiro, uma campanha na sede nacional da Igreja Universal na Cidade do Panamá. A iniciativa mobilizou 36 voluntários doadores, com potencial para ajudar até 144 pessoas.

Os doadores chegaram ao local por volta das 8h da manhã para os exames prévios, necessários à doação. Todo o processo, desde a triagem até a coleta, foi conduzido com segurança por profissionais do Dona Vida, centro de doação de sangue do país.

Para o voluntário José Sanoja, sua maior motivação para doar sangue foi a gratidão pela vida. “Doar sangue é ajudar uma vida que precisa de auxílio. Se podemos doar, então a única coisa que temos que fazer é reservar um tempo para fazê-lo”, explica.

Ele também reflete sobre o impacto do gesto: “Hoje, é a vida de um estranho. Amanhã, pode ser a sua ou de alguém da sua família. Ao doar, você dá vida e faz feliz não só uma pessoa, mas toda uma família”.

Ajuda que faz a diferença

A iniciativa do Unisocial buscou incentivar a solidariedade e contribuir para o abastecimento dos bancos de sangue da cidade, garantindo que mais pessoas tivessem acesso a esse recurso essencial.

Segundo Victoriano Vargas, responsável pela ação, “todos os anos, centenas de pessoas no Panamá necessitam de transfusões para recuperar a saúde, ou mesmo salvar as próprias vidas”. Ele destaca que a doação de sangue tem um impacto positivo direto: “Em milhares de pessoas que dependem delas para enfrentar emergências médicas, intervenções cirúrgicas ou tratamentos de doenças crónicas”, completa.

Victoriano ressalta ainda que “um fornecimento constante e seguro de sangue garante que, em situações de emergência, desastres naturais ou acidentes, os hospitais possam responder imediatamente, protegendo, assim, a vida de quem se encontra em situações críticas”

 

imagem do author
Colaborador

Unicom / Foto: Cedida