Cancelamentos e ações indevidas: o que fazer se seu plano de saúde fizer isso?
Milhares de brasileiros têm enfrentado ou já passaram por esses problemas
Os dados do Painel da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) mostram que neste ano houve um acréscimo de 87% nos registros de reclamações contra as operadoras dos planos de saúde, em relação ao primeiro semestre do ano passado. Isso porque, segundo a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), já havia acontecido um aumento de 120% entre 2019 e 2023.
Entre as maiores causas de reclamação figuram as negativas de atendimento, o aumento abusivo de preço, o descredenciamento de médicos e de hospitais sem a devida substituição e os prazos de carência.
Outro motivo que tem gerado inúmeras reclamações é o cancelamento unilateral de contrato por parte das empresas, o que fez com que o Ministério da Justiça notificasse gestoras de 20 planos de saúde para que pudesse entender o que está acontecendo e proteger os consumidores.
O advogado Bruno Boris, especialista em Código de Defesa do Consumidor (CDC), explica que o cancelamento unilateral “ocorre quando a operadora de saúde decide rescindir o contrato por conta própria, sem comunicar a alteração ao consumidor”.
Boris lembra que o artigo 13 da Lei 9.656/1998 proíbe a suspensão ou a rescisão unilateral de planos de saúde, salvo por fraude ou não pagamento da mensalidade. “E, por isso, é necessário ficar atento à postura da empresa contratada, aos seus direitos e às regras da ANS e, caso elas sejam violadas, procure assistência”, diz.
É importante ressaltar que os planos de saúde seguem regras diferentes de acordo com a modalidade de cada um deles, mas a nenhum é permitido o cancelamento de contrato por parte dos planos caso o contratante esteja realizando o tratamento de alguma enfermidade ou seja portador de alguma doença crônica.
Entenda mais sobre o assunto lendo as informações contidas no infográfico abaixo.
Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aqui. Folha Universal, informações para a vida!