Casal reatou em razão do filho

Imagem de capa - Casal reatou em razão do filho

Na Escola do Amor Responde, Laiana explicou aos professores Renato e Cristiane Cardoso que ela e o marido ficaram separados durante dez meses e que, quando ele saiu de casa, ela estava grávida. Ele se envolveu com outra pessoa, contudo, após algumas conversas, eles decidiram reatar. Laiana diz que sempre que os dois dialogam concluem que voltaram por causa do filho deles e que não se amam mais. Ela acha que os dois precisam encontrar o sentimento que está escondido em algum lugar.

LAIANA – Eu e meu esposo ficamos separados por dez meses. Quando ele saiu de casa, eu estava grávida de três meses. Ele se envolveu com outra pessoa, mas depois conversamos e resolvemos reatar. Contudo, sempre que dialogamos, chegamos à conclusão de que voltamos por causa do nosso filho. Nos questionamos como será quando ele crescer. Precisamos de ajuda. Eu acho que o sentimento está escondido em algum lugar e que precisamos encontrá-lo juntos.

RENATO – Isso é o que você sente e percebe. É muito comum vermos pessoas morando juntas e separadas dentro da própria casa, como é o seu caso. Você não pode perder tempo em razão da separação. Separação é diferente de divórcio. O divórcio representa o fim do relacionamento, mas uma pessoa separada está com uma pendência, ou seja, ainda está ligada à outra pessoa. Você mantém a esperança de que reatarão. A separação está tomando o seu precioso tempo, pois, a cada dia que passa, essa situação não é resolvida e você desperdiça seu tempo. Vocês se separaram e voltaram por causa do filho de vocês e não resolveram o real motivo da separação, mas coisas mal resolvidas geram dúvidas. Em razão disso, agora vocês não sabem se estão juntos porque têm algum sentimento ou se é realmente em função do filho de vocês. Essa situação faz com que vocês percam tempo, se machuquem reciprocamente e impede que a vida de ambos prossiga.

CRISTIANE – Percebo que vocês não têm problema em amar essa criança. Ele não conhecia o filho, ficou fora de casa praticamente durante toda a gravidez, mas o fato dele saber do filho foi suficiente para que ele sentisse amor por ele. Ele decidiu amar e isso é algo normal. Você não faz isso com um bebê na rua que não conhece, porque você não decidiu amar essa criança. Por causa dessa decisão de amar o filho de vocês, vocês exprimem o amor por ele e o mesmo ocorre com o relacionamento: se vocês não se amam mais como antes é porque decidiram isso. O relacionamento está baseado no filho de vocês. Você permitiu que ele voltasse por causa da criança e ele voltou por amá-lo e não por você. Então, vocês precisam procurar formas de resolver os problemas. Ele traiu você e precisa resolver essa situação e você também. Esse assunto ficou pendente e, em razão disso, precisa ser esclarecido para que decidam o que farão daqui para a frente, ou seja, como será o futuro de vocês.

RENATO – Se vocês decidirem se amar mutuamente, começarão a agir como um casal. É isso que precisa ser feito para que o relacionamento de vocês dê certo.

imagem do author
Colaborador

Kaline Tascin / Foto: IuriiSokolov/getty images