“Casei bem nova e com um homem bem mais velho”
No programa Escola do Amor Responde, a aluna Letícia compartilhou com os professores Renato e Cristiane Cardoso que se casou muito nova com um homem bem mais velho do que ela. Ele já tinha sido casado e tem filhos do relacionamento anterior. Ela reclama do ciúme que existe entre eles e também das brigas constantes.
Muitas pessoas passam pelos mesmos problemas e, por isso, os apresentadores reservaram conselhos práticos e diretos sobre o assunto. Acompanhe o que eles recomendaram a ela e, caso julgue necessário, aplique as dicas que eles deram a ela em sua vida.
ALUNA – Casei bem nova com um homem bem mais velho do que eu. Estamos casados há 18 meses e brigamos por qualquer besteira. Nós dois somos muito ciumentos. Meu marido já tinha sido casado por nove anos e tem dois filhos. Recentemente, a ex dele o colocou na Justiça em busca de uma pensão maior para os filhos e perdi a cabeça, liguei para ela e disse o que não deveria ter dito. Ele não ficou com raiva disso. Depois de uns dias, o encontrei conversando com ela pela internet e ele me mandou “relaxar”. Não respondi mais e depois ele me mandou uma mensagem dizendo que tinha parado de conversar com ela. Pedi para ver as conversas, ele se recusou a me mostrar e me bloqueou no aplicativo até o dia seguinte. Preciso dos conselhos de vocês.
RENATO – Quando você se une a alguém de outra geração e que está em outra fase da vida, provavelmente está mergulhando na parte mais funda da piscina sem saber nadar, não vai dar pé e você acabará se afogando. Percebo que é o que está acontecendo com você.
CRISTIANE – No princípio, tudo é legal porque vocês não estão sendo quem são e estão ali conquistando um ao outro, mas depois mostram quem são de verdade. Por exemplo: geralmente, a pessoa mais velha tem menos paciência, pois já viveu aquilo antes. Até parece simples, mas não é no dia a dia. Tudo acaba virando um problema. Outra questão é o ciúme. Você provavelmente se sente insegura porque ele é mais maduro, experiente e tem filhos com a ex-mulher. Ele, provavelmente, sente-se inseguro porque você é mais jovem e bonitinha. Ninguém fala por aí, mas essa questão física não é uma bobagem no dia a dia. O que você deve fazer agora é aceitar que ele é mais velho e tem outra família. Respeite que essa é uma questão dele e que ele tem de resolver. Ele não pode deixar de pagar a pensão nem de se comunicar com os filhos e, para isso, terá que falar com a ex.
RENATO – Você não pode ficar tendo esses surtos de ciúmes, querer controlar e ligar para a ex dele. Interfer na situação só faz com que ele sinta que você é imatura e que ele tem que controlar e manter você longe da outra família dele. Contudo, quanto mais longe desse assunto você estiver, mais insegura ficará. Ele também está errado, mas você está dando causa a ele. Que marido quer que a atual esposa xingue a ex? Se ela quer mais dinheiro, é um problema jurídico. Não cabe a você ligar e xingar porque aí você perde a razão. Você deve se acalmar e se portar com um pouco mais de maturidade. Eu sei que você é bem jovem, mas você mergulhou no fundo da piscina e agora tem que aprender a nadar.
CRISTIANE – Não adianta eu falar aqui como seu marido deveria ser. Quem nos perguntou foi você e temos que a aconselhar. Não tem como você mudar primeiro seu marido. Você muda o seu comportamento primeiro e, depois, muda seu relacionamento . É importante que todos entendam isso: não estamos aqui para criticar a mulher. Sabemos que os dois estão errados, mas aqui sempre somos práticos e ajudamos os alunos a saírem do buraco que, muitas vezes, eles mesmo cavaram.