Casos de demência podem ser evitados com mudança de hábitos
A demência não é uma doença específica, mas um conjunto de sintomas que afetam a função cerebral principalmente na terceira idade
Um estudo recente apontou que quase a metade dos casos de demência no mundo poderiam ser evitados com a mudança de alguns hábitos.
A pesquisa publicada pela revista científica The Lancet elenca 14 fatores de risco para o desenvolvimento do quadro de demência. Por exemplo: colesterol alto, baixo nível educacional, tabagismo, obesidade, poluição do ar e depressão.
Os especialistas defendem que combater os riscos é mais vantajoso do que desenvolver tratamentos avançados. Saiba mais, clicando aqui.
Entenda o que é a demência:
- A demência não é uma doença específica, mas um conjunto de sintomas cognitivos e sociais que afetam a função cerebral de uma pessoa, principalmente na terceira idade. Interfere nas habilidades mentais como a memória, a linguagem e o raciocínio.
- De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 50 milhões de pessoas vivem com demência no mundo, atualmente. Até 2050, a estimativa é que esse número chegue a 150 milhões.
- No Brasil, aproximadamente 2 milhões de pessoas vivem com alguma forma de demência, segundo o Ministério da Saúde. A previsão é que esses números praticamente tripliquem até o ano de 2050.
- Portanto, estimular hábitos saudáveis se faz necessário para toda a população como uma forma de combater a demência.
- Hábitos como a manutenção de uma mente ativa (ao estudar, ler e fazer exercícios de raciocínio), realização de atividade física regular e prática de atividades sociais em grupo. Além de não fumar, não consumir bebida alcoólica e ter uma alimentação nutritiva.
O trabalho do grupo Calebe com a melhor idade:
A Universal valoriza a melhor idade e estimula o desenvolvimento dos idosos em todos os aspectos da vida, por meio do trabalho do grupo Calebe.
O grupo foi criado especialmente para o cuidado social, emocional e, sobretudo, espiritual da terceira idade. Por meio de atividades externas estimulam o convívio social e o desenvolvimento dos idosos em sentidos diversos, contribuindo diretamente com a saúde física e mental.
O Calebe, atualmente, reúne cerca de 109 mil voluntários em todo o Brasil e está presente em mais de 110 países. Veja abaixo alguns exemplos deste trabalho:
Calebe Criativo: 3ª edição do evento promove arte à Terceira Idade
Saiba mais:
E se você deseja conhecer o grupo de perto, procure um templo da Universal, ou siga-o nas redes sociais e fique por dentro de suas realizações.
Você ainda pode ajudar esse trabalho fazendo uma doação. Sua contribuição será destinada às obras sociais realizadas pela Universal em todo o país. Clique aqui e você será direcionado (a) para a página de doação.