ChatGPT fala sobre os planos do diabo contra as pessoas

Confira o que o software apresentou sobre este tema

Imagem de capa - ChatGPT fala sobre os planos do diabo contra as pessoas

O ChatGPT é um software de inteligência artificial que elabora respostas conforme as perguntas de quem o usa. E, no dia 3 de outubro, o Bispo Edir Macedo compartilhou nas redes sociais a curiosa resposta do ChatGPT para a pergunta: “se fosses o diabo e quisesses impedir que as pessoas alcançassem todo o seu potencial e cumprissem seu propósito de vida, como farias isso?”

Confira a resposta:

Se eu fosse o diabo e quisesse impedir que as pessoas alcançassem seu potencial e cumprissem seu propósito de vida, usaria táticas sutis e enganosas para desviar o foco delas. Algumas estratégias poderiam incluir:

  1. Distração constante: Eu garantiria que as pessoas estivessem sempre ocupadas com coisas superficiais – redes sociais, entretenimento vazio, vícios – impedindo-as de refletir sobre o que realmente importa ou dedicar tempo ao autoconhecimento e ao crescimento espiritual.
  2. Alimentar o medo e a dúvida: Plantaria sementes de insegurança, medo do fracasso e autossabotagem, fazendo as pessoas duvidarem de si mesmas, hesitarem diante de oportunidade e se sentirem incapazes de enfrentar desafios.
  3. Promover comparações e inveja: Incentivaria as pessoas a se compararem constantemente com os outros, levando à frustração e à sensação de inadequação, desviando-as do seu próprio caminho e propósito.
  4. Criar falsas ilusões de sucesso: Ofereceria definições distorcidas de sucesso, focadas exclusivamente em bens materiais, status ou reconhecimento superficial, para que elas persigam objetivos vazios e negligenciem seu verdadeiro propósito.
  5. Desconectar as pessoas da espiritualidade: Eu desencorajaria a busca de qualquer forma de conexão com o transcendente ou com o divino, promovendo o materialismo, o ceticismo e a desvalorização da fé, para que elas não percebam que há algo maior guiando suas vidas.
  6. Dividir e conquistar: Semearia conflitos, discórdias e divisões entre as pessoas, seja nas relações pessoais, familiares, ou comunitárias, enfraquecendo o senso de unidade e colaboração.
  7. Cultivar o imediatismo: Incentivaria o desejo pelo prazer instantâneo, pela gratificação imediata, impedindo as pessoas de terem paciência e perseverança para alcançar metas de longo prazo ou desenvolver virtudes como a disciplina e a resiliência.

Essas ações não seriam diretas, mas sutis, envolvendo as pessoas em armadilhas mentais e emociona, para que, sem perceber, se afastassem gradualmente de seu verdadeiro caminho.

Esta é a postagem na íntegra:

O que notar:

O ChatGPT, basicamente, pega um texto em linguagem natural e o compara com uma base de dados para extrair a melhor resposta. E esta base de dados é alimentada com inúmeras fontes (livros, textos da internet, entre outas). Entretanto, chama atenção a precisão com que ele descreve o que pode ser observado empiricamente no mundo espiritual.

Não é o que temos notado na sociedade atual?

  • É a primeira vez na história que as pessoas são expostas a uma quantidade avassaladora de conteúdos informacionais.
  • As tecnologias permitiram as pessoas terem acesso às informações importantes, mas, também, gerou muito entretenimento e informações ruidosas ou inúteis.
  • Na busca por acompanhar tudo o que está acontecendo, o dia de 24 horas parece não ser o suficiente. Há um senso de imediatismo, porque tudo fica ultrapassado com muita facilidade. O que gera uma ansiedade com relação à insegurança do que está por vir e sobre como lidar com a vida.
  • O Relatório sobre Saúde Mental no Mundo, publicado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2023, mostrou que uma em cada oito pessoas consultadas luta contra algum problema psicológico. A ansiedade e a depressão representam 60% desses casos.
  • Nada mais é absoluto e tudo se torna maleável. Não há um “chão firme” em que as pessoas possam pisar e surgem cada vez mais novos caminhos, novas opções.
  • A consequência é que esse ambiente incentiva uma sociedade utilitarista que corre atrás do próprio interesse e da busca pelo prazer terreno.
  • E, nessa corrida descontrolada, as pessoas não conseguem perceber que há algo além do mundo material e imediatista. Deus é deixado de lado e, por consequência, as pessoas não tomam consciência do que a Palavra dEle diz sobre a existência humana.

O que você precisa saber:

  • No livro “Como vencer as suas guerras pela fé“, o Bispo Edir Macedo deixa o alerta: “o diabo não está brincando de ceifar vidas ou de enganar os justos. Ele começou a agir no Éden; portanto, é astuto e bastante sagaz nisso. Veja, então, que, antes mesmo de você nascer, o diabo já trabalhava incansavelmente para derrubar os filhos de Deus. Satanás não descansa, não dorme, mas se esforça para fazer o cristão cochilar na fé e assim o apanhar”.
  • Em seu outro livro, “Segredos e Mistérios da Alma”, o Bispo Macedo esclarece, por meio da Bíblia, que nós somos formados por um corpo físico, uma alma (que é indestrutível e, portanto, vai durar por toda a eternidade) e um espírito (que nos foi emprestado pelo próprio Deus). Ele apontou: “No contexto da vida, a alma normalmente ocupa o último lugar, ao passo que o cuidado com o corpo vem primeiro. A beleza, a força, o conforto e a garantia de um futuro com segurança e paz têm ocupado a mente humana. (…) A maioria das pessoas pensa que a eternidade é algo distante e que terá tempo para pensar nisso depois. Só que a vida é incerta; é um sopro frágil e finito. Ninguém sabe o quão perto pode estar do seu último suspiro. (…) A vida só é plena para o homem na eternidade. O Altíssimo considera a nossa alma especial e a quer com Ele para sempre”.

Para saber mais, confira a entrevista, no vídeo abaixo, que o Bispo Macedo concedeu ao “Domingo Espetacular”, no dia 3 de julho de 2022:

Busque a presença de Deus enquanto há tempo:

Participe dos encontro que ocorrem no Templo de Salomão ou em uma Universal mais próxima de sua casa (consulte o endereço aqui).