Chip da beleza: associações médicas alertam uso indiscriminado
O implante promete 'corpo perfeito' e resulta em diversos efeitos nocivos à saúde. Saiba mais
Em recente manifesto divulgado, sete associações médicas, entre elas, a Sociedade Brasileira de Endocrinologia (SBE), declararam preocupação com o uso indiscriminado do ‘chip da beleza’. A carta ainda chama a atenção da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para o controle e regulação da prescrição de estimulantes hormonais e implantes.
“A aplicação desses implantes está atrelada a um viés altamente comercial, sendo vendidos nos próprios consultórios médicos […]. A prescrição desses agentes está banalizada e disseminada, com divulgação livre nas redes sociais, sem o devido respaldo ético e científico da Medicina Baseada em Evidências”, registra o documento.
Clique aqui e veja a matéria completa sobre o assunto na íntegra do R7.
O que é o chip da beleza:
O chip da beleza são implantes hormonais sintéticos à base de gestrinona, que estimula a produção de testosterona. Ele foi criado há 40 anos com o objetivo de controlar doenças ligadas ao ciclo menstrual e auxiliar na contracepção, mas, com o decorrer dos anos, o procedimento passou a ser utilizado por influenciadoras e modelos como um método de emagrecimento, prometendo um “corpo perfeito” visto o favorecimento em questões estéticas, como o ganho de massa muscular e a queima de gordura.
As consequências:
Embora o processo aparente ser esteticamente benéfico, muitos desconhecem os seus riscos e efeitos negativos a longo prazo. Conheça alguns de seus resultados indesejáveis e nocivos à saúde física:
- Virilização: acne e aumento de oleosidade de pele, queda de cabelo, aumento de pelos, mudança de timbre da voz, clitoromegalia;
- Resistência insulínica e Hiperglicemia;
- Aumento do risco de trombose;
- Danos cardíacos e hepáticos.
Por isso, cuidado:
O implante de gestrinona não tem fim estético, senão para tratamentos necessários e indicados por um médico especializado contra doenças devidamente diagnosticadas.
Além disso, por mais tentadora que seja a possibilidade de se enquadrar no padrão estético imposto pela sociedade e pelas mídias, submeter-se ao “tudo ou nada” por uma beleza artificial e momentânea pode lhe custar muito mais do que apenas dinheiro. Contudo, não se deixe enganar: o mundo se esconde por trás de filtros, assim, corpos bonitos e vida perfeitas nada mais são do que disfarces para um interior vazio – e você não precisa viver essa mentira.
Nós, seres humanos, fomos criados à imagem e semelhança de Deus (Gênesis 1.26), ou seja, perfeito aos Seus olhos. Com isso, toda insatisfação exterior é resultado da carência de nossa alma por Ele, e, enquanto não entender isso, não será um corpo bonito que lhe tornará em uma pessoa realizada.