Chuva no Saara cria lagoas em meio ao deserto
Evento extremamente atípico tem gerado curiosidade ao redor do mundo
O deserto do Saara é famoso por sua paisagem sem vida, marcada por areia e céu. A umidade do ar na região chega no máximo a 20%. Mas um evento extremamente raro tem gerado curiosidade: lagoas têm se formado por causa de fortes chuvas.
O que está acontecendo:
- O governo do Marrocos informou que durante dois dias choveu mais do que o ano inteiro. Em Tagounite, ao sul do país, foram mais de 100mm em um único dia. Há 50 anos não se vê chuvas em maiores quantidades na região. Foi tanta precipitação que o Lago Iriqui encheu novamente e os reservatórios de água foram reabastecidos após 6 anos de desafios para a população.
- Anteriormente, no dias 7 e 8 de setembro, choveu mais de 200mm em outras regiões do Saara (na imagem de satélite da Nasa abaixo, as manchas azuis indicam os alagamentos).
- A chuva torrencial teve origem em um ciclone e os efeitos foram observados na Argélia, Líbia, Marrocos e Tunísia. A umidade veio do Oceano Atlântico em direção ao continente, foi da África Equatorial para o Saara.
Confira as imagens:
O que notar:
- A Revolução Industrial (o evento emblemático que passou a usar máquinas nas fabricações em larga escala) foi o principal gerador do aquecimento global que presenciamos nos dias de hoje. Em meados de 1850, notou-se um aumento na temperatura média da superfície da Terra. De lá para cá, o cenário vem se agravando.
- Nós temos presenciado, quase que diariamente, notícias que mostram o quanto o clima está desregulado, afetando a vida na superfície da Terra.
- Entretanto, a Bíblia já apontava que o fim do planeta seria marcado por fenômenos naturais, violência e fome.
- O apóstolo Pedro, inspirado pelo Espírito Santo, antecipou que a Terra terminaria em chamas: “Aguardando, e apressando-vos para a vinda do dia de Deus, em que os céus, em fogo se desfarão, e os elementos, ardendo, se fundirão?” (2 Pedro 3:12).
- No livro “A Terra vai pegar fogo“, o Bispo Renato Cardoso explica: “Sim, esta Terra acabará em fogo, e o ser humano precisa encontrar outro lugar para viver. Mas esse lugar não é Marte, e sim o novo Céu e a nova Terra — a salvação eterna reservada para os que creram no Senhor Jesus e viveram suas vidas na obediência às Suas palavras”.
- Assim, se você deseja saber em detalhes como a Bíblia descreve o fim da Terra e do que se trata esse “novo Céu” e “nova Terra”, confira o livro.
- Igualmente, aos domingos, às 18h, no Templo de Salomão, o Bispo Jadson Santos aborda sobre este tema na “Vigília pela sua alma”. Participe.