Cidade de Davi: arqueólogos descobrem trincheira dos tempos dos reis de Jerusalém

A descoberta ajuda a compreender como era a geografia na região da cidade

Imagem de capa - Cidade de Davi: arqueólogos descobrem trincheira dos tempos dos reis de Jerusalém

Por cerca de 150 anos, arqueólogos procuraram por uma linha de fortificação ao norte de Jerusalém (imagem acima). Entretanto, somente agora, com a escavação na Cidade de Davi, no Parque Nacional dos Muros de Jerusalém, é que foi possível encontrar tal estrutura.

O quadro geral:

Segundo o Dr. Yiftach Shalev, diretor da escavação e representante da Autoridade de Antiguidades de Israel (IAA, na sigla em inglês) e da Universidade de Tel Aviv, essa informação ajuda a estabelecer o tamanho de Jerusalém nos tempos dos reis e a geografia do lugar.

  • Trata-se de um fosso, uma espécie de trincheira, com 9 metros de profundidade e 30 metros de largura. Esse fosso separava o Templo e o palácio da chamada “cidade baixa”, como uma espécie de proteção (ilustração acima).
  • Os pesquisadores acreditam que o fosso existe desde os tempos do rei Josias. É possível conhecer um pouco mais sobre a história desse rei em 2 Crônicas, capítulo 34, entre os versículos 1 e 25. A Bíblia conta que ele foi um rei temente a Deus (tanto que propôs uma reforma religiosa para Jerusalém). Ele, pessoalmente, destruiu altares de falsos deuses em Jerusalém e na região de Judá. E deixou um claro sinal para o povo de que a idolatria não seria permitida ali. Depois, avançou para a região das tribos de Manassés, Efraim, Simeão e Naftali com o mesmo intuito.
  • Outro episódio interessante na vida de Josias foi quando ele tomou conhecimento do que Deus dizia em Sua Palavra. Ele se humilhou diante de Deus, porque percebeu que Jerusalém havia pecado contra Deus. O Altíssimo Se agradou daquela atitude e prometeu permitir a punição para o povo somente após a morte de Josias. Por fim, Josias reuniu todo o povo e refez a aliança de todos com Deus.
  • A construção do fosso, explicam os pesquisadores, foi uma obra de engenharia grandiosa para a época e trouxe proteção para uma região fraca da Cidade de Davi. Embora não seja possível precisar quando a estrutura foi feita, sabe-se que ela fez parte do período dos primeiros reis.
  • Também representou a escavação Yuval Gadot, diretor de Escavações do Departamento de Arqueologia e Culturas Antigas do Oriente Próximo da Universidade de Tel Aviv. As informações são da Autoridade de Antiguidades de Israel.

Série “Reis”:

A superprodução “Reis” trouxe em detalhes o início do período dos monarcas de Israel (e a divisão em Reino do Norte e Reino do Sul). É possível conferir os episódios na plataforma Univer Vídeo.

imagem do author
Colaborador

Da Redação / Fotos: Reprodução City of David/Youtube