Ciência e Cristianismo não se contradizem, diz astronauta da NASA

Em entrevista, ele afirma que um complementa o outro. Entenda

A ciência anda de mãos dadas com o Cristianismo. É nisso que acredita e afirma um ex-astronauta da NASA, que passou 534 dias no espaço.

O que você precisa saber:

Jeff Williams é um astronauta aposentado da NASA, que foi ao espaço em quatro ocasiões diferentes e, recentemente, destacou em entrevista como a ciência está alinhada à fé cristã. 

“A ciência não contradiz o Cristianismo. Não há contradição. A contradição entra a partir da sua filosofia de vida. E sua filosofia reconhece um Deus que se revelou, especificamente, nas escrituras da Bíblia ou sua filosofia desconsidera ou não permite um Deus. Então, você tem que explicar a existência de tudo ‘por acaso’ ao longo do tempo”, esclareceu ele ao The Christian Post.

O astronauta afirmou isso durante uma nova exposição no Museu da Bíblia, localizado em Washington, Estados Unidos. A exposição recebeu o nome: “Escritura e Ciência: Nosso Universo, Nós Mesmos, Nosso Lugar”.

O que analisar:

Ele confirma ainda que a ciência e o Cristianismo se complementam entre si e que um inspira o outro. Sendo assim, todo conteúdo da exposição só reafirmou isso, como a fé é aplicada à ciência e às Escrituras Sagradas. 

“Muitos dos cientistas na era da ciência – sobre os quais lemos em nossos livros sobre as leis da física e da química – eram crentes primeiro. Eles eram teólogos primeiro. Pessoas como Kepler e Newton e Faraday e Maxwell, e muitos outros. Eles foram movidos por sua fé e compreensão de seu chamado diante de Deus para cumprir esse chamado”, explicou o astronauta.

Relatos dos especialistas sobre fé e ciência:
  • “Quero falar sobre como a Bíblia apoia e informa a ciência com os elementos da ordem matemática da Criação de Deus, nosso chamado como humanos, portadores da imagem de Deus, e como Deus nos equipou para explorar e extrair essa ordem e utilizá-la para a glória dEle e o bem da humanidade”, disse o astronauta Jeff Williams.
  • “Existe uma crença generalizada de que a ciência e o Cristianismo sempre devem estar em conflito, mas o que estamos tentando mostrar aqui é que pessoas de fé estiveram envolvidas na ciência, textos da Bíblia inspiraram pessoas a fazer ciência e a ciência tem, por sua vez, nos ajudado a obter ao longo do tempo uma melhor compreensão do que a Bíblia realmente diz”, destacou Lawrence Principe, membro de um conselho, que ajudou a trazer a exposição para o museu. 
  • “A fé fornece significado, enquanto a ciência fornece ‘o porquê’. Tudo se resume a isso. Toda essa exposição mostra que tanto a ciência quanto a religião têm seu lugar e que não precisam, necessariamente, uma da outra, mas estão em constante diálogo entre si e com o mundo”, afirmou Jeff Wyatt, produtor da exposição.
Veja também:

Neurociência comprova o papel da fé no tratamento de doenças

O que a ciência descobriu sobre a existência da alma

imagem do author
Colaborador

Redação / Foto: iStock