“Colocamos o dinheiro à frente de tudo e ela saiu de casa”

Durante o programa Escola do Amor Responde, o aluno Filipe disse que ele e a esposa estão passando por uma situação complicada. Segundo ele, o casal colocou o dinheiro à frente de tudo e se esqueceu de cuidar de outros aspectos da vida a dois. Como consequência, a esposa de Filipe decidiu voltar a morar com a família dela e não fala mais com ele. O aluno não sabe o que fazer e pediu ajuda. Na oportunidade, Renato e Cristiane Cardoso explicaram detalhadamente o perigo de priorizar apenas a vida financeira em um relacionamento.

FILIPE – Minha esposa e eu estamos passando por uma situação estranha, amorosa e financeiramente. Colocamos o dinheiro à frente de tudo e esquecemos de nos divertir. Como consequência, minha mulher foi morar em outro Estado com a família e não fala mais comigo. Eu a amo muito e não sei o que fazer para reconquistá-la.

RENATO – Colocar a carreira à frente do casamento tem sido um dos motivos de desgaste entre os casais.

CRISTIANE – Isso, na prática, significa que a família não vem em primeiro lugar, mas o dinheiro.

RENATO – Você começa a descuidar da relação e imagina que o esforço que faz no trabalho é pela família e normalmente a intenção original é essa. Contudo, em meio a essa busca desenfreada por conforto e dinheiro, é muito fácil você perder de vista o motivo de todo esse empenho e começar a focar só em você. Aos poucos, você exclui a pessoa a quem ama e depois vocês se veem como estranhos. Vocês moram na mesma casa, mas não conversam e quando falam não sabem o que acontece um na vida do outro. Filipe, você tem que colocar o seu casamento acima do trabalho, se é que você quer ser feliz no relacionamento. Comparativamente, é muito mais simples construir uma carreira e ganhar dinheiro do que construir uma família. Basta você se dedicar, se esforçar para ser um bom profissional e ganhará dinheiro.

CRISTIANE – As pessoas julgam que se conquistarem bastante dinheiro serão excelentes maridos ou mulheres independentes, mas o mais importante é ter primeiro uma família estruturada e depois o dinheiro. Há pessoas que mesmo sendo famosas não têm uma vida amorosa bem-sucedida nem são felizes.

RENATO – Há quem tente ser feliz, mas não consegue porque prioriza a carreira. Você pode perder o emprego hoje e conseguir outro depois. Porém, se você perder um casamento ou jogar fora um relacionamento de anos em razão de um trabalho, pode ser que nunca mais tenha uma pessoa como a que tem hoje. As pessoas colocam a vida financeira em primeiro lugar e se esquecem da família.

CRISTIANE – Você tem que ir atrás dela, pedir perdão e admitir que colocou a carreira acima do casamento. Não faça isso por telefone nem por e-mail, fale com ela pessoalmente. Mostre que ela é mais importante do que tudo que você faz na vida.

RENATO – Se ela desistiu de vocês, foi por ver que sua atenção e seu amor estavam morrendo aos poucos e isso a feriu de tal forma que ela deixou de crer no casamento e no seu amor. Você terá que mostrar a ela que a sua prioridade é seu casamento.

CRISTIANE: Mostre que você a ama, que ela é mais importante, não fale somente.

imagem do author
Colaborador

Kaline Tascin / Foto: Getty Images