Com doação de óculos, detenta começa a enxergar livros e futuro melhor

Presas do Centro de Detenção de Piracicaba (SP) recebem óculos de grau para se dedicarem aos estudos.

Imagem de capa - Com doação de óculos, detenta começa a enxergar livros e futuro melhor

O programa social Universal nos Presídios (UNP) inovou mais uma vez ao oferecer, gratuitamente, óculos de grau para as mulheres que estão cumprindo pena no Centro de Ressocialização Feminino de Piracicaba (SP). O objetivo é ajudar as detentas no processo de ressocialização, que, devido à pouca visão, são prejudicadas na sala de aula.

Segundo a responsável pela UNP feminina da cidade, Sibele Dias, a iniciativa surgiu após as detentas passarem por um exame oftalmológico, realizado pela prefeitura da região, e detectarem que 13 delas sofriam de astigmatismo ou de miopia, algumas com mais de 8 dioptrias (graus), sendo considerada alta miopia.

A estimativa da Organização Mundial de Saúde é que, em 2050, 50% da população global tenha miopia e 10% da mesma tenha alta miopia.

Sibele afirma que as reeducandas poderão desfrutar de uma boa visão e iniciar os estudos ainda este mês. “As lentes de grau estão sendo confeccionadas e os óculos já começaram a ser entregues desde o dia 20/9”, explicou.

Estudo como porta de saída

A remição da pena é um benefício previsto pela Lei de Execução Penal, Lei 12433 de 2011.

Para cada 12 horas de estudo no ensino fundamental, médio ou curso profissionalizante, o reeducando pode reduzir a pena em um dia, desde que as 12 horas sejam distribuídas em pelo menos três dias de estudo.

Saiba mais sobre a Universal nos Presídios

A UNP existe há mais de 30 anos e desenvolve trabalhos em 1.359 unidade. Mais de 500 mil detentos foram beneficiados e 11 mil foram ressocializados apenas no ano passado. Os familiares deles, agentes penitenciários e demais funcionários também foram alcançados pela UNP, ultrapassando 1,6 milhão de beneficiados.

O programa oferece cursos profissionalizantes, atendimento médico, odontológico e jurídico, café da manhã na porta das unidades para os familiares que visitam os presos, cestas básicas, livros e informativos, sempre com o objetivo de ressocializar os detentos e prestar apoio aos familiares.

imagem do author
Colaborador

UNIcom