Como achar a felicidade de um jeito inesperado

Imagem de capa - Como achar a felicidade de um jeito inesperado

O final do capítulo 8 do livro de Provérbios traz uma lição de sabedoria muito preciosa, especialmente para quem está confuso com o resultado de sua vida. Você sempre lutou para alcançar o sucesso e a alegria, mas só encontra a derrota, a dor e a tristeza. Mas os versículos 34, 35 e 36 dizem: “Feliz é o homem que me dá ouvidos, velando cada dia às minhas portas, esperando às ombreiras da minha porta. Porque o que me achar, achará a vida, e alcançará o favor do Senhor. Mas o que pecar contra Mim fará mal a sua própria alma; todos os que me odeiam amam a morte”. O que esta Palavra de sabedoria está dizendo é que há um paradoxo que aflige a Humanidade: quanto mais o ser humano busca o prazer mais dor ele encontra.

O ser humano pressupõe que a sua meta de vida seja ser feliz e cria bordões como: “o importante é ser feliz”. Com base nisso, as pessoas buscam a felicidade nos prazeres da vida: uma paixão acalorada, um relacionamento relâmpago, ao se entregarem na balada para qualquer um e, depois, vem a dor da rejeição. Como resultado da dor, pensam que se tiverem muito dinheiro serão felizes e iniciam uma busca desenfreada por dinheiro. E assim até entram em esquemas ilícitos, alguém lhes mostra como ganhar dinheiro aparentemente fácil, elas acreditam e caem em um golpe. No fim, acabam perdendo tudo o que investiram e ficam enroladas.

A verdade é que a busca pelo prazer traz a dor e a busca pela felicidade traz o sofrimento. O que realmente traz alegria, a paz e o prazer está escrito no versículo 33: “Ouvi a correção, e sede sábios, não a rejeiteis”. A correção é a disciplina, ou seja, é preciso que você imponha regras a si mesmo no que se relaciona ao uso do dinheiro, ao seu relacionamento, ao seu trato com as pessoas do sexo oposto, por exemplo.

Se alguém quiser ouvir, aprenderá sobre a sabedoria que está na Palavra e terá sucesso. Contudo, se alguém quiser ignorá-la, estará amando a morte.

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso / Foto: Getty Images