Como deixar de amar alguém?

No programa Escola do Amor Responde, a aluna Rosimeire, de 45 anos, disse que é solteira, graduada e mora sozinha. Há dez anos, ela mantém um relacionamento com um homem que é divorciado, tem dois filhos e está totalmente focado na carreira. Segundo ela, cada vez que ele conquistava um nível melhor no trabalho, mais ele se distanciava dela. Além disso, ele já se envolveu com uma pessoa do trabalho. Contudo, quando eles passavam um tempo juntos, ele era amável. Rosimeire sabe que o relacionamento deles começou errado, pois ela nunca teve proximidade com a família dele. Os dois não estão se vendo, mas Rosimeire disse que ainda é apaixonada por ele. Por causa dessa situação, ela contou que sua Fé está enfraquecendo.

ROSIMEIRE – Tenho 45 anos, sou solteira, graduada e moro sozinha. Há dez anos, estou em um relacionamento com um homem que me fez acreditar que tudo entre nós seria possível. Ele é divorciado, tem dois filhos, é da polícia militar e está totalmente focado na carreira. A cada posto que conquistou, ele se distanciou ainda mais de mim. Quando está comigo, ele é uma pessoa totalmente diferente: é carinhoso, simples, mas, quando veste a farda, ele se transforma. Ele se envolveu com uma mulher mais jovem do que eu, que também é da polícia. Sei que o nosso relacionamento começou errado, pois ele nunca me levou à casa dele nem me apresentou aos seus filhos ou familiares. Na ocasião, ele dizia que estava se separando e alimentei a possibilidade de me casar com ele, receber seus filhos e constituir uma família, mas nunca cobrei nada. Faz alguns meses que não o vejo, mas não deixo de ligar para ele diariamente, pois sou apaixonada por ele. No período em que ficamos separados, tentei me relacionar com outras pessoas, mas as decepções foram ainda maiores, pois queriam apenas me usar e me magoar. Esse sentimento está me consumindo. Ele nunca me sustentou ou cuidou de mim. O meu amor é sincero e sem interesse. Percebo que muitas vezes ele tenta me magoar para que eu desista dele e diz que não merece ser amado assim. Não encontro forças e até a minha Fé tem enfraquecido.

CRISTIANE – Você escolheu viver assim e nunca cobrou nada dele. Você se comprometeu com esse relacionamento, mas todas as escolhas foram suas. Você tem o hábito de sempre deixar as coisas como estão, pois julga que o tempo vai solucioná-las. Você tem feito coisas que não funcionam e seu amor incondicional em relação a essa pessoa está errado. Você acha que tem de sofrer, chorar e envelhecer porque seu amor é verdadeiro.

RENATO – Você está confundindo amor incondicional com relacionamento incondicional. Deus ama o mundo e a todos. Todavia, Ele só tem um relacionamento com aqueles que seguem as Suas Palavras. O pai e a mãe sempre vão amar um filho, mas o relacionamento pode ficar estragado, dependendo do que o filho faz. O amor é incondiconal, mas o sofrimento não é. Se você tem filhos que trazem drogas para dentro de casa e só fazem coisas que a machucam, uma hora você se cansa. Você tem um amor incondicional por esse homem, entretanto, ele só tirou coisas de você. Ele não pode trazer nada de bom para você e até lhe disse que procure outra pessoa. O que mais é preciso para que você desperte e entenda que ele é casado com a carreira dele e não está preparado para ter alguém em sua vida?

CRISTIANE – Você o ama porque fica alimentando essas coisas em sua cabeça. Quando você ama alguém, você investe no relacionamento e desenvolve amor, carinho e respeito. Você não consegue deixar de amar a pessoa porque você alimenta isso dentro de si todos os dias. Como você vai deixar de amar alguém se você não deseja isso?

RENATO – A sua maneira de pensar a deixa presa a essa pessoa e a faz se esquecer de si mesma. Há dez anos você tem se esquecido de si mesma. Você tem de deixar de alimentar essa paixão dentro de você, apagar fotografias, parar de ligar para ele e parar de reviver esses sentimentos dentro de você. Deus nunca permitiria que você ficasse parada no tempo. Pense em você, cuide de si mesma e valorize as suas qualidades. Assim, você terá condições de ter olhos para pessoas que sejam merecedoras do seu amor. Participe da Terapia do Amor na Universal mais próxima de você. Para encontrar os endereços, acesse universal.org/terapiadoamor.

imagem do author
Colaborador

Kaline Tascin / Foto: Getty Images