Como Deus espera que se vá até o Altar Dele

A disposição com que se vai até ele revela como a pessoa, de fato, o enxerga

Imagem de capa - Como Deus espera que se vá até o Altar Dele

É comum as pessoas se achegarem diante do Altar para fazer suas orações. E por ser o lugar mais sagrado na igreja muitas se aproximam de maneira até automática para fazer suas petições. Mas o Altar não é um balcão de solicitações. O Altar representa o próprio Deus. É um lugar de entrega, renúncia, enfim, de sacrifício. E a disposição com que se vai até ele revela como a pessoa, de fato, o enxerga.

Esse assunto foi abordado pelo Pastor Guilherme Grando, na última terça-feira (16), durante reunião transmitida diretamente do Templo de Salomão.

Para entender melhor como Deus espera que se vá até o Altar Dele, o Pastor Guilherme mencionou um detalhe muito interessante que pode ser observado dos Salmos 120 ao 134. Estes são chamados de Cântico dos Degraus, ou Cântico da subida, e receberam esta nomeação por uma razão.

Com alegria

O Templo ficava em Jerusalém, e as demais cidades ficavam distantes. Desse modo, as pessoas não podiam ir sempre até lá. No entanto, havia três datas no ano em que todo o povo tinha que ir até o Templo para adorar, servir e sacrificar a Deus.

Então, praticamente cidades inteiras deixavam suas atividades diárias e peregrinavam até a Casa de Deus. O Pastor Guilherme ressaltou que não era uma viagem simples, e é aqui que a maneira como eles enfrentavam a jornada chama atenção. Pois, paravam seus afazeres por tempo indeterminado; a caminhada pelo deserto durava dias (por isso logo na entrada do Templo tinham que se purificar, e trocar suas vestes porque chegavam sujos da poeira pelo caminho) e, ao chegar, ainda tinham que esperar para entrar, para sacrificar e só então, voltar.

“Mas durante esta caminhada não iam ‘arrastando o pé’ e murmurando pelas coisas que tinham parado de fazer; não iam por obrigação, mas por todo o trajeto iam cantando justamente estes cânticos, alegres e em espírito de oração até o Altar. Por essa razão se chamam cânticos dos degraus, pois Jerusalém ficava no alto, e eles tinham que subir para chegar nela. Por isso é comum ler passagens bíblicas dizendo ‘vamos subir à casa do Senhor'”, explicou o Pastor Guilherme.

Ele completou dizendo que aquilo não era um fardo pois, no entendimento deles, a cada subida estavam se aproximando de Deus, estreitando o relacionamento com Ele e teriam a resposta que tanto esperavam. E que, de igual modo, é assim que deve ser a nossa ida até o Altar para sacrificar.

Assista à reunião na íntegra no vídeo abaixo:

Leia também:

Afinal, quem foi Gideão?

Participe das reuniões

As reuniões já estão liberadas com a capacidade reduzida, em algumas localidades. Além disso, você deve seguir as orientações dadas pelo Ministério da Saúde. Clique aqui e encontre a Universal mais próxima de sua casa. Se preferir, você também pode acompanhar pela TV Universal.

imagem do author
Colaborador

Núbia Onara / Foto: Demetrio Koch