Como encontrar alguém compatível?

Saiba a maneira mais simples de descobrir isso

Imagem de capa - Como encontrar alguém compatível?

Esforço é o companheiro inseparável de quem deseja alcançar sucesso em qualquer área de sua vida, principalmente, na amorosa.

Porém, para muitos solteiros, pensar que precisam se esforçar, caso queiram ser felizes no amor, gera incômodo. Eles entendem que isso é necessário quando se trata de carreira, boa forma física, e estão dispostos a pagarem o preço que for preciso.

Mas, quando o assunto é relacionamento amoroso, querem sempre deixar ao acaso, achando que tudo acontecerá naturalmente.

O máximo de esforço que muitos fazem é delegar a outros a tarefa de encontrar uma pessoa que combina com eles. Por isso, é tão crescente a oferta de aplicativos de relacionamentos.

Seus usuários acreditam que um conjunto de dados preenchidos nestes sites e controlados por algoritmos, os farão encontrar o par perfeito, na comodidade de apenas um clique em seu celular ou computador, sem ao menos sair de casa.

E a indisposição em fazer o que precisa ser feito é tão grande que, até mesmo nestes aplicativos, seus usuários querem que lhes sejam oferecidos os perfis mais compatíveis, poupando, assim, o esforço de conhecer a pessoa – e  nem sequer – saber se essa compatibilidade é real.

A professora assistente Samantha Joel, da Western University, no Canadá, explica que “as pessoas querem isso, porque se encontrar ‘cara a cara’ é cansativo”.

Samantha destaca que, apesar de os algoritmos conseguirem prever os perfis que serão mais atraentes para uma pessoa, eles não são capazes de prever a compatibilidade. Na opinião da professora, isso só é possível após se conhecerem pessoalmente.

O caminho mais simples

Então, como encontrar alguém compatível?

Os escritores do livro Namoro Blindado, Renato e Cristiane Cardoso, destacam que, com a internet, as pessoas estão perdendo aquela coisa de se aproximar de alguém e conversar. Tudo tem sido feito via celular. Muitos jovens não estão sabendo conhecer pessoas novas, fazer amizades, porque ficam o dia todo no smartphone.

E querem trazer essa facilidade até mesmo no momento de saber se uma pessoa está interessada nelas.

Cristiane recorda que, no passado, isso era muito fácil de resolver. Era só ir até a pessoa e perguntar se ela tinha interesse. Mas, hoje, as pessoas querem “adivinhar”.

“Se você quer saber se alguém está interessado, tem que procurar conhecer essa pessoa direito. Mas as pessoas não querem ter o trabalho de tomar certas atitudes”, explica Cristiane.

Renato Cardoso destaca que não tem segredo, e alerta – também – que não existe uma fórmula. “Quem busca fórmula, normalmente, está com preguiça de fazer o trabalho duro. O trabalho duro é você arriscar um ‘não’. Ninguém quer passar por isso, aí pensa: se seguir uma fórmula vai dar certo”, esclarece.

O importante é saber: você está interessado na pessoa?

Se a resposta for “sim”, você tem que se aproximar, fazer amizade e entender quem é aquela pessoa para, então, decidir se vale a pena investir ou não em um relacionamento com ela.

Esforce-se

A Terapia do Amor tem como objetivo levar as pessoas a serem bem-sucedidas nessa área da vida.

Nas palestras, os solteiros aprendem como podem se tornar excelentes companheiros, bem como escolher e desenvolver um bom relacionamento.

Essas reuniões acontecem às quintas-feiras, em toda a Universal. Clique aqui e encontre o endereço mais próximo.

imagem do author
Colaborador

Núbia Onara / Foto: Getty Images