Como está a sua saúde bucal?

Dentes limpos e boca saudável garantem a prevenção de doenças em todo o corpo. Entenda porque a higienização é tão importante

Imagem de capa - Como está a sua  saúde bucal?

Exposta todos os dias durante a fala e a respiração, e até no processo de alimentação, a boca é uma das principais portas de entrada de micro-organismos no corpo. Muito mais do que prevenir uma cárie, o hábito de escovação dos dentes e a limpeza diária da boca são capazes de evitar doenças.

“A higiene bucal é a prática de manter os dentes, gengivas e a língua limpos e saudáveis. Esse procedimento evita problemas gengivais, chamados de periodontais, tais como gengivite e periodontite, e também previne a formação de lesões de cárie e outras doenças. Manter dentes e gengivas saudáveis é fundamental para o equilíbrio da microbiota bucal, além de controlar a acidez na boca causada pela alimentação e estimular a renovação celular gengival”, explica Daniel Anzai, clínico geral e mestre em Microbiologia Oral pelo Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP).

A gengiva é a responsável pela proteção da raiz dos dentes, fixando-os na boca. Ela é muito sensível e repleta de vasos sanguíneos. Quando inflamados, eles se rompem e causam sangramentos, facilitando a entrada de bactérias na corrente sanguínea.

Sem o tratamento adequado, esses micro-organismos entram em contato com o sangue e são capazes de levar bactérias até outras partes do corpo e causar enfermidades, conforme explica o cirurgião-dentista Nelson Alfarano: “chegando ao coração, as bactérias podem provocar problemas cardiovasculares e endocardites. Nos pulmões provocam pneumonia, nas articulações podem provocar infecções, como a artrite reumática. Em mulheres grávidas, a contaminação do feto pela mãe pode provocar o parto prematuro ou o nascimento de bebês com baixo peso. O que acontece na sua boca não fica só na sua boca”, pontua.

Como limpar corretamente?
A recomendação dos especialistas é passar por uma consulta com dentista a cada seis meses, para avaliação da saúde bucal. Os cuidados devem acontecer diariamente.

“Devemos higienizar os dentes pelo menos três vezes ao dia utilizando primeiro o fio dental. Depois fazer a escovação correta com dentifrícios (pastas de dente) que contenham flúor. Utilizar também os raspadores de língua para remover a placa bacteriana. Pacientes portadores de prótese devem também escovar as próteses e, no período da noite, bochechar com um enxaguante bucal à base de flúor, para prevenção da cárie”, explica o cirurgião-dentista Nelson Alfarano.

Os cuidados devem ser redobrados por quem usa aparelhos ortodônticos, que facilitam a formação das placas bacterianas.

imagem do author
Colaborador

Cinthia Cardoso / Arte: Edi Edson