Como está o emocional do profissional da saúde? 

Tema foi debatido durante palestra do Grupo da Saúde (GSU) transmitida para todo o País

Imagem de capa - Como está o emocional do profissional da saúde? 

Como forma de conscientizar sobre assuntos pertinentes ao momento de crise sanitária, pelo qual o mundo passa com a pandemia de Covid-19, em 16 de maio último, o Grupo da Saúde (GSU) realizou a palestra “Como está o emocional do profissional da saúde e como cuidar”.

A palestra aconteceu em um auditório no Templo de Salomão — seguindo todas as recomendações de distanciamento social e uso de máscaras de proteção individual e álcool em gel — e também foi transmitida ao vivo por meio de um live no Instagram oficial do grupo. Assim, alcançando milhares de pessoas pelo País.

O Bispo Eduardo Ribeiro, responsável pelo Grupo da Saúde comentou que o grupo procura sempre abrir esse espaço, pois a fé e os cuidados com a saúde podem e devem andar juntos. E, não apenas a saúde física, mas a mental e a espiritual.

“Mais do que nunca é necessário abordar como está o emocional do profissional da saúde. Muitos se veem submetidos ao estresse, a uma rotina cansativa, à sobrecarga de trabalho. Precisam lidar com o isolamento social e, por vezes, familiar. Em meio aos conflitos atuais relacionados à saúde, há um conflito maior que pode acontecer dentro de cada um. E, com isso, não dá para desassociar o profissional da saúde da saúde emocional. Por isso a necessidade de falarmos sobre o assunto”, disse.

Cuidar do físico, do emocional e do espiritual

Atividades como essa têm levado conscientização e orientação aos profissionais da saúde sobre como cuidar de si sob os aspectos físico, emocional e, especialmente, espiritual.

“Não adianta cuidar de tantos e descuidar de si. E esse cuidado é espiritual, físico e também emocional. Por isso, é preciso administrar tempo, prioridades e necessidades — assuntos já abordados em palestras anteriores. A vida do profissional da saúde é preciosa para Deus e para os pacientes que precisam dele mais do que nunca. Essa passagem mostra como é importante cuidar da doutrina e dos aprendizados que fazem parte da vida profissional, mas, também cuidar de si: ‘Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem’ (Timóteo 4.16), destacou o Bispo”.

Uma das participantes do evento foi a enfermeira Adriana Pennella. Ela pode expor suas vivências, profissional e pessoal, aos colegas e contou como foi essa experiência.

“A perseverança na fé, a vigilância e a obediência são de suma importância para a salvação da alma. Portanto, temos que ser cuidadosos com respeito à vida espiritual. E, em todas as áreas de nossa vida, buscar o equilíbrio. Pois, a salvação exige perseverança e fidelidade ao Altíssimo diligentemente. Por meio da minha participação na palestra, tive o privilégio de mostrar como as promessas de Deus se materializaram em minha vida e na vida da minha família. E assim, ser um instrumento de Deus para aproximar as pessoas da fé inteligente e verdadeira”, declarou.

Você também pode assistir a esta palestra na íntegra, clicando aqui.

Conheça o Grupo da Saúde

Para conhecer o trabalho que o Grupo da Saúde realiza em todo o Brasil, visite a página oficial do grupo no Facebook. Além disso, para fazer parte desse trabalho entre em contato pelo whatsApp (11) 95078-7939. A saber, você pode também enviar um e-mail para falecomgsu@gmail.com. Ademais, encontre a Universal mais próxima de você.

imagem do author
Colaborador

Redação / Fotos: Cedidas