Como fazer jejum de alimentação
Aprenda como chamar atenção de Deus por meio do jejum, com as dicas de Suzana Pagnocelli, no programa “Entre Nós”
Se muitos cristãos, membros antigos da igreja, ainda têm dúvidas sobre a maneira correta de fazer jejum de alimentos, muito mais os recém-convertidos, que estão dando os primeiros passos na fé, não é mesmo?
Então, para ajudar essas pessoas e todas que querem se fortalecer espiritualmente, por meio do jejum, a apresentadora Suzana Pagnocelli, durante o programa “Entre Nós”, ensinou como fazer um jejum que agrada e chama atenção de Deus.
O exemplo de Daniel
Ela cita o exemplo de Daniel que, quando foi levado com os amigos Sadraque, Mesaque e Abdnego, para o palácio a fim de servir ao rei da Babilônia, se propôs a fazer um jejum. Daniel não queria desagradar a Deus, por isso decidiu que não se contaminaria com as iguarias do rei.
“E Daniel propôs no seu coração não se contaminar com a porção das iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não se contaminar.” Daniel 1:8
Renunciar em prol de algo maior
Certamente abrir mão da comida do Palácio, a mesma que era servida ao rei, e que sem dúvida eram os pratos mais sofisticados e apetitosos, foi um sacrifício muito grande para Daniel e seus amigos. Principalmente, porque eles haviam passado dias caminhando para chegar à Babilônia. Então, eles estavam famintos! Mas Daniel renunciou porque ele queria honrar a Deus.
“Quanto a estes quatro jovens, Deus lhes deu o conhecimento e a inteligência em todas as letras, e sabedoria; mas a Daniel deu entendimento em toda a visão e sonhos.” Daniel 1:17
“Olha só que glorioso o que eles receberam de Deus. Mas vamos pensar não no que eles receberam, mas no sacrifício que eles fizeram. Quantas vezes eles sentiram vontade de comer aquelas iguarias que vinham da parte do rei? Quantas vezes eles sentiram o cheiro daquela comida que com certeza era deliciosa? Mas eles renunciaram aquilo para alcançar um bem maior que vinha de Deus”, destaca Suzana.
Como fazer um jejum que agrada a Deus
Então, se você também deseja alcançar algo grandioso de Deus, siga essas orientações:
1 – Defina o tempo do jejum e o que vai renunciar. “Não importa o tempo, se serão 3, 12, 18 ou 24 horas, é entre você e Deus. É decisão sua o que quer renunciar. Pode ser o café da manhã, o almoço, ou qualquer outra refeição”
2 – Não é necessário ficar isolado o tempo todo. “Continue fazendo o seu trabalho, o que tem de fazer, mas em espírito, com os pensamentos voltados para Deus”.
3 – Todas as vezes que vier a vontade de comer algo, ofereça esse desejo a Deus. “Cada desejo que vier, cada vontade que tiver, cada cheirinho que sentir da comida (talvez você tenha de fazer), eleve seus pensamentos a Deus e diga “Deus eu ofereço isso ao Senhor. Essa minha vontade eu estou renunciando para Ti , porque eu desejo muito Te agradar, Te honrar! E é por isso que eu estou fazendo esse jejum”.
4 – Não diga para as pessoas que você está em jejum. É algo entre você e Deus. Se alguém lhe oferecer algo, apenas diga: “não, obrigado (a). Estou satisfeito(a)”.
“Fisicamente você pode até se sentir um pouco fraca, mas eu garanto que espiritualmente você estará mais forte do que nunca. Pense no sacrifício que Daniel fez e no que ele alcançou de Deus”, diz,
Portanto, muitos são os benefícios do jejum. Além de mover as mãos de Deus em seu favor, ele vai lhe fortalecer espiritualmente para que assim você possa vencer sua carne, as tentações e o mundo.
Participe do jejum de Daniel
Desde o dia 2, estamos vivenciando o propósito do Jejum de Daniel, com encerramento no 23 de agosto, com a Festa das Bodas do Cordeiro.