Como identificar o orgulho e eliminar esse sentimento

No programa "The Love School - A Escola do Amor", os apresentadores Carlos e Cintia Cucato falaram sobre o assunto. Confira

Imagem de capa - Como identificar o orgulho e eliminar esse sentimento

O orgulho é um sentimento perigoso que pode causar muitos estragos e impedir que a pessoa consiga vencer barreiras em diversos aspectos de sua vida. No programa “The Love School – A Escola do Amor”, exibido no dia 29 de agosto último, pela Record TV, os apresentadores Carlos e Cintia Cuccato falaram sobre como identificar e eliminar esse sentimento.

Segundo o casal, é possível identificar uma pessoa orgulhosa quando ela apresenta um desses tipos de comportamentos:

Não reconhece que errou e não aceita repreensão. A pessoa ainda acaba jogando a responsabilidade no outro;

Não pede ajuda ou perdão. Acredita que consegue fazer tudo sozinha e é capaz de culpar o outro que não a ajudou;

Quer tudo do seu jeito. E, faz questão de deixar a sua opinião registrada.

Em entrevista ao programa, a psicóloga Carolina Sales explicou como é uma pessoa orgulhosa e quais consequências esse tipo de comportamento traz para a vida dela.

“A pessoa orgulhosa, normalmente, superestima a si mesma e por consequência subestima o outro. Isso aparece no comportamento. Ela fala de um jeito como se fosse superior. Ela pode, por exemplo, não perdoar. Porque na cabeça dela, está certa. Por consequência, vai ficando sozinha. O outro passa a achá-la arrogante, a se sentir desconfortável do lado dela e se afasta. O orgulho não é algo completamente ruim, mas, em excesso, traz consequências desagradáveis à pessoa e ao relacionamento. Entretanto, isso tem a possibilidade de ser transformado”, disse.

Sentimentos guardados

Para o orgulhoso, o perdão é como uma fraqueza. A exemplo da cuidadora Amanda Capelatto que se define como uma mulher super independente e que faz tudo sozinha, do jeito dela. Embora, reconheça que isso a prejudique na vida pessoal e profissional, ela declara que sente dificuldade de pedir ajuda, de assumir um erro e também de perdoar.

Ao contar a sua história, Amanda relatou que o seu orgulho já a fez sofrer demais na vida. Há 17 anos, seu ex-marido morreu. Após a separação, ele sempre entrou em contato insistindo em conversar sobre algo. Mas, ela se recusou a atendê-lo em todas as ligações. Amanda foi casada por 11 anos, mas só descobriu no leito de morte dele, quando já estavam separados, que ele tinha outro relacionamento. Ainda hoje, guarda ressentimento e não consegue perdoar.

Acompanhe o trecho do programa com o relato dela na íntegra:

Segundo os apresentadores, Carlos e Cintia Cuccato, o que Amanda carrega são sentimentos (orgulho, mágoa) que alimentados destroem a vida de uma pessoa e não permitem uma verdadeira mudança interior. Por isso, é muito importante entender que controlando os sentimentos e tomando a decisão de perdoar, ela pode mudar essa situação e transformar a sua vida. Vencendo o passado, o presente e projetando um futuro.

O casal apontou 3 dicas para que a pessoa deixe o orgulho de lado:

Reconheça o erro: questione o motivo pelo qual aquilo que você fez não está dando certo e identifique a sua parcela de culpa nisso;

– Confesse o seu erro: fale e converse abertamente com quem você magoou, seja humilde e traga paz ao relacionamento;

Mude de atitude: faça diferente, não só na teoria. Mas, na prática, comece a trilhar um novo caminho em sua vida.

Saiba mais

Quer saber mais sobre esse e outros temas? Assista ao programa “The Love School – Escola do Amor”, que vai ao ar todos os sábados, a partir do meio-dia, na Record TV. Você também pode assistir aos episódios anteriores, clicando aqui.

imagem do author
Colaborador

Redação / Foto: Getty Images