Como largar o tabaco?

Brasil tem queda no número de fumantes, mas cigarro ainda mata mais de 400 pessoas por dia

Em 1987, a Organização Mundial da Saúde (OMS) criava o Dia Mundial Sem Tabaco, celebrado no dia 31 de maio.

A data foi criada a fim de alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo.

Dados no Brasil:

  • O Instituto Nacional de Câncer (Inca) mostra que o percentual de adultos fumantes no Brasil vem diminuindo nas últimas décadas.
  • Em 1989, 34,8% da população acima de 18 anos era fumante, de acordo com a Pesquisa Nacional sobre Saúde e Nutrição (PNSN).
  • Em 2019, a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) apontou um percentual total de adultos fumantes em 12,6 %.
  • Mesmo assim, o País computa mais de 160 mil mortes anuais atribuíveis ao uso de tabaco, de acordo com a OMS.

O início no vício:

Alexandra Cassoni Malta, de 30 anos, por muito tempo fez parte dessa estatística. Cresceu vendo os pais fumarem, logo, não demorou muito para começar também. “Eu achava descolado e também sentia que o cigarro aliviava a ansiedade”, fala.

Os piores momentos:

A empresária chegou a fumar 3 maços por dia, mesmo quando estava grávida. “Meu marido deixava uma quantidade contada de cigarros em casa e quando acabava, às vezes, eu ficava no portão pedindo para as pessoas que passavam na rua. Já o fiz sair de madrugada atrás de cigarro para mim também”, lembra.

Ela tinha consciência de que este vício a prejudicava e até tentou parar algumas vezes, mas sem sucesso.

“Já fiz tratamentos no CAPS (centro de atenção psicossocial) e usei remédios. Era frustrante, pois por mais que eu tivesse força de vontade eu sentia muita agonia e ansiedade quando ficava sem”, fala.

O fim do sofrimento:

Ela esteve presa ao vício por 13 anos e só encontrou o fim do sofrimento no Tratamento para Cura dos Vícios. Nos encontros ela entendeu que o problema era espiritual e aprendeu as ferramentas para ser definitivamente livre do cigarro.

“Hoje, tenho qualidade de vida! Não dependo de nenhuma substância para ter tranquilidade. Tenho uma vida saudável e feliz”, afirma.

O que fazer:

O Tratamento para Cura dos Vícios acontece aos domingos, às 15h, na Universal mais próxima de sua casa. Encontre o endereço aqui.

imagem do author
Colaborador

Rafaella Rizzo / Fotos: iStock - Cedidas