Como lidar com as dificuldades de relacionamento na quarentena?
Renato e Cristiane Cardoso, apresentadores do programa The Love School - A Escola do Amor, ensinam. Leia abaixo
Em entrevista recente, o astro do filme Velozes e Furiosos, Dwayne Johnson, revelou que nesse período de quarentena, ele e a esposa, Lauren Hashian – assim como muitos casais de famosos e anônimos -, estão enfrentando dificuldades no relacionamento.
Ele admite haver discussão entre eles e que, muitas vezes, são rudes um com o outro.
De acordo com o apresentador Renato Cardoso, do programa The Love School – A Escola do Amor –, o isolamento social, de fato, tornou a convivência dos casais muito mais intensa e isso pode ser positivo ou não, dependendo da saúde do relacionamento.
Segundo o apresentador, mais tempo juntos irá fortalecer a relação se o casal já tinha uma boa convivência antes. Mas, se o relacionamento deles já vinha apresentando sinais de que algo não estava bem, então, a tendência é que aumentem os desentendimentos.
Coisas simples que fazem a diferença
Para a também apresentadora Cristiane Cardoso, o grande problema é que, muitas vezes, um não quer fazer o que precisa ser feito, por isso, o casal não se acerta. “É aquela pessoa que quer tudo do jeito dela, que não aceita o jeito da outra pessoa… Enfim, tem várias questões que as pessoas precisam aprender para não destruir as oportunidades que estão aí pra ela”, destaca.
Renato explica que são as coisas simples do dia-a-dia que fazem a diferença na convivência do casal. O problema é que essas coisas básicas caem no esquecimento. Como por exemplo, ser gentil com a pessoa, dizer obrigado e por favor.
“Você tem que pensar no outro, não só em si. Compartilhar, respeitar, ver o tom de voz, notar como você trata a outra pessoa. Tudo isso são coisas básicas que, muitas vezes, são esquecidas dentro do casamento, porque a pessoa pensa que só porque é marido ou esposa tem que aguentar. Não, ninguém tem que aguentar! Vocês precisam se respeitar, aliviar o peso um do outro” orienta.
Separe um tempo para estar junto
Ademais, com tantos afazeres de casa, trabalho, filhos, é aconselhável que o casal separe um tempo para estar juntos. Pois, o fato de os dois estarem em casa “não significa que estão juntos”, observa Renato. Muitas vezes, o casal está sob o mesmo teto 24 horas por dia, mas não interage, não se comunica, não compartilha momentos.
Então, é muito importante que o casal separe um tempo para fazer algo juntos, como assistir a um filme, preparar e fazer a refeição, etc. Às vezes, trinta minutos ou uma hora por dia que o casal para tudo e fica junto já é uma grande manutenção para o casamento”, aconselha Renato.
Casamento é a base para as demais áreas da vida
Portanto, o segredo para sair ganhando dessa quarentena é “aprender a ser compreensivo, relevar e pensar em como fazer o outro feliz”, ensinam os professores.
Eles afirmam ainda que o casamento é a base da vida, que precisa estar bem cuidada e estruturada para que, então, o trabalho, a carreira e todas as demais áreas tenham força para crescer”, ressaltam os apresentadores.
Assista no vídeo abaixo mais dicas sobre como manter uma boa convivência entre o casal, durante a quarentena: