Como mudar a sua reputação?

Imagem de capa - Como mudar a sua reputação?

Nossa reputação chega às pessoas antes de nós mesmos, pois elas ouvem falar a nosso respeito antes de falarmos com elas. No Livro de Atos, capítulo 6, é descrita uma situação que aconteceu na Igreja Primitiva por conta do fato do número de discípulos estar crescendo. Houve uma murmuração dos gregos contra os hebreus porque as suas viúvas eram desprezadas no ministério cotidiano. Então, os apóstolos tiveram que lidar com isso. No versículo 12, os discípulos afirmam que não era razoável que deixassem a meditação da Palavra de Deus e a oração para se preocuparem com o fato de cortar a fatia certa de pão para dar às pessoas. Então, Pedro disse para que escolhessem entre eles sete homens de boa reputação e cheios do Espírito Santo e de sabedoria para resolver aquela situação e o primeiro critério que ele estabeleceu para que os escolhessem era que fossem homens de boa reputação e sabedoria.

A reputação é o que os outros falam de você com base no seu comportamento e, assim como a pessoa pode ter uma boa reputação, existe a má. As pessoas começam a falar de alguém e, quando relacionam uma coisa com a outra, as informações se unem e formam a reputação. Assim, por meio dela, as pessoas são vencedoras ou fracassadas, são promovidas ou rebaixadas, ficam estagnadas ou avançam.

No caso bíblico citado acima, entre os sete homens escolhidos estavam Estevão e Felipe, que, tempos depois, foram usados para mais coisas. Ou seja, eles não tinham somente uma boa reputação para resolver os problemas com as viúvas, mas também para ocupar outras funções.

Portanto, se todos falam o mesmo de você, não fique murmurando ou se colocando em uma posição de injustiçado. Pegue o feedback deles, olhe para si e considere se aquele comentário tem alguma verdade. Use-o para melhorar o seu comportamento e o seu desempenho e não para impressionar alguém ou se beneficiar das pessoas. Comece a se aplicar mais ao fazer as coisas, seja honesto, dedicado e sua reputação começará a falar por você e as oportunidades na sua vida também aumentarão.

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso / Foto: Prostock-Studio/getty images