Como o seu negócio se posiciona no ambiente virtual?

Saiba demarcar positivamente a sua presença digital para ter êxito

Imagem de capa - Como o seu negócio se posiciona no ambiente virtual?

Hoje, mais do nunca, para ser encontrado por clientes, um negócio precisa ter presença on-line, que é a forma como ele se posiciona e se comunica no ambiente virtual. Segundo dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a taxa de empreendedores que usa aplicativos de mensagens e redes sociais para atrair vendas chega a 75%. Enquanto isso, o celular é uma das ferramentas de pesquisa mais usadas por consumidores: 93% dos usuários fazem buscas on-line antes de comprar algum produto ou serviço, segundo a pesquisa State of Search Brasil 2.

Para Reginaldo Boeira, de 59 anos, fundador e CEO da KNN Idiomas, Phenom Idiomas e Legacy by Boeira, marcar presença on-line “impacta diretamente (o negócio), uma vez que vivemos em uma economia totalmente digital. Um negócio que é forte e sólido nos meios off-line pode se colocar em risco caso tenha uma presença on-line fraca. O hábito de consumo e consulta pelos meios digitais aumenta cada dia mais”, analisa.

Segundo Boeira, estar presente no mundo digital é importante para pequenos e grandes negócios. “Pequenas empresas muitas vezes alavancam seu faturamento por terem forte presença digital. Ao mesmo tempo, muitas empresas pequenas ou novas se tornam concorrentes diretas de empresas até mesmo mais antigas e tradicionais justamente por conquistarem uma presença digital forte.”

Para estar o máximo visível para o seu público, Boeira avalia que o empreendedor precisa se manter ativo na internet. “Hoje é praticamente impossível que uma empresa se torne relevante sem que esteja presente nas redes sociais. Elas se tornaram a principal maneira de atração, conversão e contato com o cliente. Na era dos influenciadores digitais, essa estratégia também se torna cada vez mais poderosa para a divulgação e a venda de produtos”, diz.

Boeira afirma que é necessário manter uma constância de publicações, “interagir com os seus seguidores e, principalmente, criar conteúdo relevante e de qualidade e fazer um bom planejamento das suas mídias para que os conteúdos façam sentido e alcancem o público-alvo. Usar técnicas de SEO (otimização de mecanismos de busca) para blogs, por exemplo, faz com que o Google o sugira mais facilmente para as pessoas que têm interesse e buscam um produto ou serviço específico”, enfatiza.

Não há desvantagens para o empreendedor quando os instrumentos digitais são usados com sabedoria. “Além das redes sociais, o empreendedor pode contar com ferramentas como CRM, RD Station e Facebook Ads para alavancar a sua presença digital. O Google Meu Negócio, por exemplo, é como se fosse um certificado de existência da empresa, uma fonte de vendas e possibilita aproximar a marca do público final.”

Por mais que as redes sociais estejam se tornando indispensáveis para as marcas, ainda vale ter um site. “O site tem que apresentar sua empresa para o mundo, dizer do que ela é feita, passar credibilidade, apresentar o catálogo de produtos e serviços e oferecer uma quantidade de informações suficientes para encantar e influenciar que a decisão de compra do cliente seja a seu favor”, diz.

Também é importante estar bem avaliado digitalmente. “As pessoas não querem colocar em risco o seu investimento em um produto ou serviço e, por isso, buscam saber qual é a reputação da marca na internet, a opinião de quem comprou e como foi essa experiência. Problemas acontecem em qualquer empresa, mas a diferença está na atenção dada ao público e na resolução dos eventuais problemas”, finaliza.

PROSPERIDADE COM DEUS
E, se você está em busca de prosperidade, participe da reunião Prosperidade com Deus, que oferece orientações sobre a vida profissional e empresarial com base na Palavra de Deus. As reuniões acontecem às segundas-feiras em todos os templos da Universal.

imagem do author
Colaborador

Eduardo Prestes / Foto: marchmeena29\gettymages / Arte: Edi Edson