Como o uso excessivo da internet prejudica você

A longo prazo, este ciclo vicioso pode deixar as pessoas menos inteligentes bem como torná-las mais suscetíveis à ansiedade e à depressão

O uso excessivo da internet pode ser muito ruim, a ponto de, a longo prazo, deixar as pessoas menos inteligentes. Bem como torná-las mais suscetíveis à ansiedade e à depressão.

Isso foi o que apontou o neurocientista Fabiano de Abreu, membro da Sociedade Brasileira de Neurociências e da Society for Neuroscience (nos Estados Unidos), em seu artigo publicado na revista científica ‘Ciência Latina’. No texto, o especialista detalhou o impacto do uso inadequado das redes nas capacidades cognitivas individuais e na sociedade.

O que você precisa entender:

De acordo com o neurocientista, o ciclo vicioso do uso excessivo da internet tem uma explicação. Pois, as experiências virtuais são moldadas para proporcionar prazer ao usuário.

  • “Conforme a pessoa navega e sente prazer, o cérebro libera hormônios associados ao bem estar, como endorfina e dopamina. Esse prazer momentâneo condiciona as pessoas a usarem cada vez mais as redes sociais, culminando em uma prática viciosa onde o cérebro busca cada vez mais dopamina”, explicou Abreu.

Além disso, a longo prazo, o indivíduo passa a sentir também ansiedade, um sentimento que vai prejudicar pontos como atenção, foco e memorização.

  • “O ciclo de realização nos coloca em uma ansiedade que prejudica a atenção e provoca a ausência de foco. Com isso, não há memorização e sem memorização, não há aquisição de conhecimento. Com menos conhecimento, nos tornamos menos inteligentes”, afirmou o especialista.

Ademais, além dos impactos cognitivos, o uso excessivo de internet pode prejudicar a saúde psicológica e emocional, tornando o indivíduo mais suscetível à ansiedade e à depressão.

Vale a pena destacar que:

E são exatamente estas condições que acometem a vida de uma pessoa viciada em internet. O vício, embora em grande parte seja decorrente do uso de diversos tipos de substâncias, como o álcool e outras drogas, também se caracteriza por um tipo de comportamento repetitivo e abusivo. Estritamente ligado a sensações que dão um prazer falso e momentâneo ao indivíduo.

LEIA MAIS: Jovem é internado durante dois meses por vício em videogame

Vício tem cura:

O vício destrói a saúde do indivíduo bem como causa prejuízos emocionais na vida da pessoa que, muitas vezes, ainda perde oportunidades profissionais. Além disso, se torna uma ameaça maior também em relação aos problemas de saúde mental. Mas, independentemente do motivo, o mais importante a saber é que o vício também é um problema espiritual e tem cura.

Se você está cansado de sofrer com os problemas que o levaram até o vício, ou com os problemas que o vício causou a você, e também à sua família, quer se livrar deste mal que o aflige e obter ajuda nesse processo de mudança, participe do Tratamento Para a Cura dos Vícios. Reunião dedicada especialmente a quem busca a libertação da dependência, seja ela qual for.

Clique aqui e saiba onde e quando participar. Ademais, acesse também o canal do Tratamento Para a Cura dos Vícios no Youtube.

imagem do author
Colaborador

Redação / Foto: iStock