Como os pais podem colaborar com a saúde mental dos filhos
Tema foi abordado no programa The Love School no último sábado (8)
Há algumas décadas, a saúde mental das crianças e adolescentes não era um assunto muito abordado dentro de casa.
Muitos problemas de depressão e ansiedade, que antes eram simplesmente tachados como frescura, começaram a receber mais atenção de especialistas e dos pais.
Entendeu-se a importância de pais e responsáveis saberem identificar os sinais destes problemas, bem como ajudar os jovens a passar pelos momentos difíceis.
Como ajudar:
Dessa forma, durante o programa da Escola do Amor do último sábado (8), Renato e Cristiane Cardoso mostraram o que os pais devem fazer para notar quando algo estiver errado e ajudar corretamente os filhos.
Informação na medida certa:
Um dos grandes perigos que ameaça o desenvolvimento das crianças e adolescentes é o excesso e o tipo de informação que os pais permitem eles terem acesso.
“Hoje temos redes sociais, canais de televisão sem fim, a internet que dá acesso a coisas que os pais nem imaginam que existem. Para uma criança que está com a cabeça em formação, essas informações trazem instabilidade, insegurança, desequilíbrio para a saúde mental”, disse Renato.
Pais presentes:
É comum que pelas responsabilidades do dia a dia os jovens passem menos tempo com os pais e mais tempo com amigos e tecnologia. Isso é prejudicial, pois quem tem amor e maturidade para ouvir e ajudar (os pais) serão menos considerados quando o filho buscar alguém para pedir ajuda.
Fique atento aos sinais:
Além disso, o psiquiatra Renato Mancini também mostrou quais são os sintomas que podem indicar que seu filho está com problemas na saúde mental.
- Problemas de socialização, como não querer brincar ou interagir com amigos.
- Declínio na performance escolar.
- Oscilações de humor.
- Alteração no sono e de apetite.
Assista abaixo o programa na íntegra e veja mais orientações:
O The Love School – Escola do Amor vai ao ar todos os sábados, a partir do meio-dia, na Record TV.