Como prevenir o câncer
Entenda a doença e descubra meios para a prevenção
O câncer é a segunda principal causa de morte no mundo. Com isso, anualmente, o Dia Mundial do Combate ao Câncer, comemorado em 8 de abril, propicia a conscientização a respeito dos cuidados preventivos, fatores de risco da doença e a importância do diagnóstico precoce.
A data criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) ainda chama a atenção de outras organizações ao redor do mundo ao desenvolvimento de meios para o combate a mais de 100 diferentes tipos de câncer presentes entre a população.
Quadro-geral:
De acordo com o relatório publicado pela Sociedade Americana do Câncer no periódico CA: Cancer Journal for Clinicians, em 2022, cerca de 20 milhões de casos de câncer foram diagnosticados no mundo, seguido de 9,7 milhões de mortes pela doença no mesmo ano. O levantamento ainda projeta o aumento em 77% no número de pessoas com câncer até 2050.
Já no Brasil, a previsão do Instituto Nacional de Câncer é de que 704 mil novos casos de câncer sejam registrados por ano até 2025. O estudo considera 21 tipos de câncer com maior incidência no país, entre eles, o de pele não melanoma (31,3%), o de mama (10,5%), próstata (10,2%), cólon e reto (6,5%), pulmão (4,6%) e estômago (3,1%).
O que é o câncer:
O câncer surge a partir de uma alteração no DNA da célula. Tais mutações nos genes responsáveis pelo arquivo de instruções para organização das estruturas, formas e atividades das células no organismo contribuem ao seu mau funcionamento e, também, à proliferação de células cancerosas até a origem de um tumor visível.
O processo de formação do câncer, conhecido como carcinogênese ou oncogênese, não possui uma causa exata para o seu desenvolvimento, porém, em alguns casos, fatores de risco como o tabagismo, o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, medicamentos ou alimentos ultraprocessados, a contaminação ambiental ou doenças infecciosas, podem favorecer o seu surgimento.
Ainda, quando essas mutações ocorrem em células germinativas, elas podem ser transmitidas a outras gerações (câncer hereditário).
Como prevenir o câncer:
A prevenção do câncer compreende ações para reduzir os riscos de desenvolver a doença, evitando a exposição aos fatores de risco, a adoção de um modo de vida saudável ou tratando doenças pré-malignas (como, por exemplo, lesões causadas pelo vírus HPV).
Com isso, confira 12 atitudes para você inserir à sua rotina e reduzir os riscos de ter a doença:
- Não fume;
- Alimentação saudável;
- Mantenha o peso corporal adequado;
- Pratique atividades físicas;
- Amamente, o aleitamento materno é a primeira ação de alimentação saudável;
- Mulheres entre 25 e 64 anos, façam o exame preventivo do câncer do colo do útero a cada três anos;
- Crianças e adolescentes devem ser vacinados contra o HPV;
- Vacine contra a hepatite B;
- Evite o consumo de bebidas alcoólicas;
- Evite ingerir carne processada, como salsinha, linguiça, bacon, presunto, salame, entre outros;
- Evite a exposição ao sol entre 10h e 16h, e use sempre proteção adequada;
- Evite exposição a agentes (químicos, físicos e biológicos) considerados cancerígenos no trabalho.
Além disso, mantenha os seus exames de rotina sempre em dia!
Câncer tem cura?
Embora a ciência junto à tecnologia avancem para isso, alguns tipos de câncer têm cura e outros não. Com isso, quando o câncer não é totalmente erradicado do organismo, mas, também, não é possível detectar a doença por meio de exames, o paciente é colocado em estado de remissão.
Pelos olhos da fé:
No entanto, muitos que, apesar do tratamento médico constante, não encontram melhoria, por meio do uso de sua fé alcançaram a cura definitiva do câncer, como é o caso de Suelene. Ela foi diagnosticada com Linfoma de Hodgkin, um câncer raro que se origina no sistema linfático.
Assista o vídeo abaixo e saiba como ela venceu o câncer por meio da sua fé:
Se você sofre com problemas de saúde, inclusive aqueles considerados incuráveis pela medicina, descubra a cura definitiva que somente o poder de Deus é capaz de dar.
Participe da Corrente dos 70, no Templo de Salomão (às 10h, 15h e 20h) ou clique aqui e confira o endereço mais próximo.
(*) Com informações do Instituto Nacional de Câncer – INCA