Como proteger os jovens dos riscos da exposição às drogas
Substâncias também são usadas para a prática de crimes como golpes financeiros e sexuais
O uso de álcool e drogas no Brasil cresceu nos últimos anos entre os jovens. Dados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (Pense), divulgados ano passado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram um panorama alarmante.
A pesquisa comparou dados das quatro edições realizadas em 2009, 2012, 2015 e 2019. Em relação à experimentação ou à exposição ao uso de drogas, o índice entre jovens de 13 a 17 anos subiu de 8,2% em 2009 para 12,1% em 2019.
Os riscos da exposição às drogas:
- Os riscos que os jovens correm diante dessa exposição não se limitam às consequências que o uso voluntário de álcool e drogas trazem, mas também ao de se tornarem vítimas de crimes.
- A exemplo do ‘boa noite, Cinderela’ quando a pessoa é dopada inconscientemente.
- Uma droga que vem chamando atenção não apenas pelo aumento do consumo, mas ainda por como ela vem sendo usada para a prática de crimes é a GHB, ou a ‘droga do estupro’, como é conhecida.
- Essa substância pode provocar graves consequências à saúde como a amnésia e, em alguns casos, até a morte. A droga sintética é um líquido, transparente e sem cheiro, extremamente viciante e vem sendo usada para a prática de golpes financeiros e sexuais.
Uma matéria especial foi produzida pelo programa “Balanço Geral”, da Record TV, como alerta sobre essa droga.
Assista ao vídeo abaixo e saiba mais sobre o assunto:
Como proteger os jovens:
Pais, educadores e responsáveis desempenham um papel essencial no desenvolvimento dos jovens. São eles que devem estar atentos e perceber qualquer sinal de conflito ou perigo.
Também levando orientação e esclarecimento sobre assuntos pertinentes a cada faixa etária, especialmente mostrando a Palavra de Deus e a fé como ferramenta no combate ao mal.
Quer receber mais orientação de como auxiliar no desenvolvimento dos jovens?
Procure uma Universal mais próxima, conheça o trabalho desenvolvido e as ações realizadas pelo grupo Força Teen Universal (FTU), que auxilia milhares de adolescentes em temas relacionados a esta fase da vida, além das questões físicas, sociais e espirituais.
Bem como, a Força Jovem Universal (FJU), que segue com o acompanhamento e trabalho espiritual para os jovens a partir dos 15 anos.
Participe também da reunião aos domingos. Em São Paulo, você e sua família podem participar no Templo de Salomão, às 9h30. Ou clique aqui e busque uma Universal mais próxima de você.