Como readequar a sua atividade profissional?

Saiba como adaptar a sua carreira diante de mudanças aceleradas no mundo do trabalho

Imagem de capa - Como readequar a sua atividade profissional?

Existe momento certo para fazer uma reavaliação da própria carreira? Nos últimos meses, profissionais de distintos países têm observado mudanças aceleradas no mundo do trabalho. Para conter o avanço da pandemia, muitas pessoas começaram a trabalhar de casa e novas demandas foram geradas. Empresas que antes não faziam entregas ou serviços on-line tiveram que se adaptar rapidamente.

O novo coronavírus também trouxe a redução ou a paralisação de algumas atividades, como turismo e estética. Com o fechamento de bares, restaurantes e comércios em meados de março, por exemplo, muitas pessoas perderam seus empregos no Brasil. O primeiro trimestre de 2020 terminou com 1,218 milhão de pessoas a mais na fila do desemprego, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados no fim de abril. Hoje, a taxa de desocupação está em 12,2%.

Em um cenário ainda incerto, como se preparar para os novos desafios do trabalho? O que é preciso para mudar de área ou tentar um novo emprego? Rosana Marques, gerente de recursos humanos da Crowe, diz que os profissionais podem começar pela análise do cenário e das próprias expectativas. “Nós estamos passando por grandes transformações. Quais serão os reflexos delas nos próximos meses?

Quais são as suas expectativas? O que você espera? Para repensar a própria carreira ou começar em uma nova atividade, é preciso saber se tem disposição para lidar com imprevistos, pois nem sempre o negócio pode dar certo da primeira vez e você pode ter que fazer ajustes”, explica.

Ela sugere que os profissionais busquem ser protagonistas da própria carreira. “Se terceirizar escolhas, pode ser que não tenha o resultado que deseja. Procure entender seus objetivos e busque o autoconhecimento. Depois de definir o que quer, identifique quais desafios você enfrentará, avalie o mercado e procure lidar com a frustração para que ela não paralise você.”

Adaptação rápida
Luciano Amato, especialista em recursos humanos e CEO da Training People, afirma que os profissionais precisam estar preparados para se adaptar com mais rapidez. “Ter um planejamento de carreira é importante, mas ele não pode ser engessado. Antes, falávamos em planos de dez ou 20 anos, mas não temos como saber o que vai acontecer neste período. É importante ter planos mais curtos e estar disposto a fazer adaptações e mudanças se for necessário”, avalia.

Segundo ele, os problemas precisam ser encarados com foco em encontrar soluções. “É comum colocar a culpa em algo externo e lamentar. Entretanto isso não vai resolver nada e o problema vai continuar a existir. Por isso, o profissional deve pensar como pode agir diante daquela dificuldade, mesmo que nem tudo dependa dele. Pessoas muito resistentes às mudanças podem procurar ser mais ativas e resilientes.”

Sem medo de crítica
Rosana Marques ainda sugere que os profissionais tentem não se basear em julgamentos alheios. “Se você quer mudar de área ou fazer outra atividade para gerar renda, não tenha medo ou vergonha. As críticas sempre vão existir, procure se blindar delas e não busque a aprovação dos outros. Pense em suas habilidades, no que gosta de fazer, trace um plano e comece”, finaliza ela.

Direção de Deus
É possível contar com as direções de Deus para definir suas escolhas. Na Universal, as reuniões da Nação dos 318 são realizadas às segundas-feiras com foco na vida profissional e financeira. Durante os encontros, bispos e pastores convidam empreendedores a contar como a Fé e a base na Palavra de Deus os tem auxiliado a enfrentar as adversidades. As reuniões ocorrem em todo o Brasil e também são transmitidas pelos canais oficiais da Igreja, como a plataformas UniverVideo (univervideo.com) e as redes sociais Facebook e Instagram.

imagem do author
Colaborador

Rê Campbell / Foto: Getty Images / Arte: Edi Edson