Como reconquistar a confiança do cônjuge?

Imagem de capa - Como reconquistar a confiança do cônjuge?

ÉRICA – Sou casada há dois meses. Recentemente, meu marido disse que perdeu a confiança em mim porque eu menti para ele por ter feito hora extra para pagar algumas contas. Até o momento, ele não fala comigo. Somos como dois estranhos dentro de casa. Quero saber o que vocês me aconselham a fazer para reconquistar a confiança dele e voltarmos a ser como éramos antes. Ele é um ótimo marido, mas qualquer detalhe o irrita, como uma toalha molhada fora do banheiro, por exemplo.

RENATO – Vamos deixar bem claro aqui que uma toalha fora do lugar não tem nenhuma relação com o problema da mentira no relacionamento. Este último é muito mais sério. Ele pode ser implicante quanto a algumas coisas da casa, mas a mentira está relacionada ao caráter e isso é muito sério. Ele está agindo como criança e o que ele está fazendo não resolve o problema. Só que a reação dele deixa claro que a verdade e a transparência são muitos importantes para ele.

CRISTIANE – Eu imagino que pelo fato de vocês estarem no início do relacionamento seu marido esteja querendo mostrar para você quais comportamentos ele não aceita.

RENATO – É muito importante que isso aconteça no início do relacionamento, de preferência no namoro. É bom para que os dois tenham a chance de saber quais são os limites e as expectativas de cada um e para que se acertem. Seria ruim se vocês estivessem casados há 20 anos e ele descobrisse que você esteve mentindo durante todo esse tempo. Isso seria bem pior. Ele está deixando claro desde o início quais são as regras da vida a dois que ele espera que sejam cumpridas.

CRISTIANE – Por mais que você ache que isso que aconteceu não seja grave, para ele é. Para ele, se você escondeu que fez horas extras para pagar contas, poderá esconder outras coisas. Esse foi um péssimo sinal para ele e lhe causou desconfiança. Ele pode pensar que algo mais possa estar sendo escondido. Entenda que ele ficou chateado. O certo seria que ele conversasse com você e falasse que não aceita certas coisas. Pelo modo que você falou, você não julga que o fato de ter mentido tenha sido grande coisa. Talvez você até pense que não precisa pedir desculpas a ele.

RENATO – Talvez ele esteja com raiva porque você não pediu desculpas nem reconheceu a seriedade do problema. A raiva é uma forma dele dizer que você está errada e que sua atitude é mais séria do que você pensa. É importante que você saiba que sua atitude foi algo sério para ele, ainda que para você não seja. Quando uma pessoa se casa, precisa entender que aquela ideia de privacidade e de individualidade que tinha antes acabou. Você não tem mais privacidade e passa a ter uma parceria. Então, tudo a seu respeito tem que ser do conhecimento da outra pessoa: o que você gasta, o que compra, quanto ganha, onde e com quem vai, tudo a outra pessoa precisa saber. Como os dois poderão ser uma só carne, se não houver essa ideia de junto e misturado? Você precisa entender isso. São dois meses de casados e esse tipo de erro é normal e é bem melhor passar por isso agora do que no futuro.

CRISTIANE – Reconheça que você errou, peça perdão e fale que da próxima vez você será mais clara. Diga que antes de fazer isso novamente, perguntará a opinião dele. São agumentos que você pode dar para mostrar que sabe que errou e que vai mudar. Se ele continuar com raiva, então, você não terá mais o que fazer.

imagem do author
Colaborador

Kaline Tascin / Foto: Getty Images