Como saber agir na hora certa

Esse foi o tema da palestra da Terapia do Amor, desta quinta-feira (19). Aprenda

Imagem de capa - Como saber agir na hora certa

Nesta segunda semana da Corrente da Transformação Total na Terapia do Amor, o Bispo Renato Cardoso falou sobre a importância de saber o momento certo de agir, conforme a ocasião pede. A exemplo do que o Senhor Jesus fez quando transformou a água em vinho naquele casamento em Caná da Galiléia. (João 2).

“E, faltando vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Não têm vinho. Disse-lhe Jesus: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora. Sua mãe disse aos serventes: Fazei tudo quanto ele vos disser.” João 2:3-5

De acordo com o Bispo Renato, embora ainda não tivesse chegado a hora de Jesus se revelar ao mundo, a ocasião fez com que Ele agisse para socorrer o anfitrião daquela festa.

Então, da mesma forma, temos que saber identificar quando essas ocasiões de agir acontecem na nossa vida.

Discernimento e sensibilidade para saber quando agir

Ele destaca que muitas pessoas erram na vida amorosa e na vida em geral por não ter o discernimento de saber a hora certa das coisas. Segundo o Bispo Renato, essa hora certa das coisas é um discernimento que Deus dá e que as pessoas, movidas pela ansiedade e pela necessidade, muitas vezes escolhem ignorar. Talvez você não esteja querendo fazer algo, mas a ocasião pede, então você tem que ter a sensibilidade, o discernimento para saber como e quando agir no que diz respeito à sua vida amorosa. Por exemplo: Agora é hora de você procurar alguém para um relacionamento ou é hora de você se curar?

Para Cristiane Cardoso, agir na hora certa é um dos maiores problemas das pessoas hoje em dia, pois elas andam muito ansiosas, querem tudo para ontem. Então elas vão em busca daquilo que precisa de imediato, sem avaliar suas verdadeiras prioridades.

Avalie as prioridades

“Você precisa avaliar a sua vida e ver o que precisa fazer primeiro. ‘Eu quero que esse relacionamento dê certo’, ‘eu quero que ele mude’, mas primeiro você tem que mudar. ‘Eu quero achar uma pessoa’, mas você não está bem, então primeiro você precisa ficar bem. Ou seja, tem muitas coisas que vem antes daquilo que você precisa. É aí que muita gente erra”, pondera Cristiane.

Muitas pessoas têm dinheiro, bens, status, carreira bem-sucedida, e mesmo assim estão se matando. Então nada disso adianta se não estiverem bem dentro de si.

“E como eu consigo estar bem dentro de mim?  Só Deus pode fazer esse milagre. Só Deus pode me curar dos meus complexos e traumas. Só Deus pode fazer essa transformação dentro de mim. Só Deus pode mudar a forma como eu vejo as pessoas, como eu vejo o mundo, só Deus pode fazer isso.  Então isso tem de ser minha prioridade”, ensina Cristiane.

Amor e bagunça não combinam

Somente quando essas questões interiores estão resolvidas é que então você poderá partir para as outras coisas, e isso inclui a vida amorosa.

“Amor e bagunça não se combinam. Você não vai encontrar um casal bem-sucedido, bem ajustado, cuja vida seja bagunçada, cujo relacionamento seja bagunçado, cujas prioridades sejam bagunçadas.  O amor precisa de ordem, precisa de prioridades”, afirma Renato.

Ele destaca que a Bíblia ensina que devemos colocar Deus em primeiro Deus. Amar a Deus em primeiro lugar e ao próximo como a si mesmo. “Então primeiro Deus, depois a pessoa e depois a outra pessoa. Quando você bagunça essa ordem você sofre”, diz.

Além disso a Bíblia também diz que há tempo para tudo e se você perde o momento correto você acaba atrasando mais ainda aquilo que você queria que acontecesse rápido, por causa dessa falta de conexão com o tempo das coisas.

“Você não pode ficar apegado a um plano, você tem que ter a flexibilidade de saber mudar a coisa enquanto está acontecendo.  Às vezes, quase sempre, as coisas não vão acontecer exatamente do jeito que a gente quer. Então se você não tiver a flexibilidade de fazer as coisas que a ocasião pede você vai perder”, orienta o Bispo Renato.

Acompanhe essa e outras palestras pela plataforma Univer vídeo.

imagem do author
Colaborador

Jeane Vidal / Foto: Istock e Reprodução