Como saber o tempo certo e a coisa certa a fazer?

Imagem de capa - Como saber o tempo certo e a coisa certa a fazer?

“Tudo tem o seu tempo determinado e há tempo para todo o propósito debaixo do céu” (Eclesiastes 3.1). Estas palavras, que foram inspiradas por Deus para o rei Salomão, falam da maior riqueza que temos, que sobressai ao dinheiro, até porque, ainda que você o perca, pode recuperá-lo. O rei diz, nos versículos seguintes, que há tempo de nascer e de morrer, de plantar e de colher, de amar e de odiar, de guerra e de paz, entre outros (Eclesiastes 3.2-8).

Nesse sentido, é preciso ter sensibilidade para saber qual o tempo que você está vivendo e o que você tem que fazer. O que o momento pede para que você faça agora? Essa é uma pergunta muito importante, mas a resposta a ela nem sempre é fácil de dar.

Na sua vida haverá sempre tempo para algo e, diante disso, a situação que você vive na sua área financeira, na sua saúde, na sua vida espiritual ou no seu casamento tem pedido algo de você e, por isso, você precisa orar e buscar uma resposta do Alto, uma direção, fazendo a seguinte pergunta a Deus: “Senhor, o que acha que devo fazer? Qual é a Sua Vontade? O que o Senhor quer que eu faça?”

Deus quer guiar o ser humano e orientá-lo em todas as situações, mas infelizmente nem todos querem ser guiados por Ele e Lhe dar ouvidos. Nas Escrituras Sagradas, encontramos por várias vezes o Senhor Jesus dizendo: “quem tem ouvidos para ouvir, ouça o que o Espírito diz”. E isso nos faz entender que Deus guia e orienta, mas muitos estão sintonizados a tudo o que é falado apenas pelo mundo. Então, se você não buscar ouvir a Voz de Deus, não pode reclamar que está sem direção.

Para estar sintonizado com a Voz de Deus, é preciso que volte suas atenções para Ele e, assim, terá dEle as orientações para os seus desejos. Assim como o pai e a mãe desejam que os filhos os procurem quando tiverem dúvidas ou necessidade de conselhos, Deus se alegra ao ser indagado com sinceridade: “Senhor, qual é a Sua Vontade para essa situação? Me dirija!” Imagine como o Pai Celestial vai se agradar de você, lhe responder e lhe dar a direção. Assim, você saberá qual é o seu tempo e o que fazer com ele. E, quando Deus responde, você obtém uma certeza, então não precisará procurar opiniões de terceiros sobre o que fazer. Como a Palavra dEle é sempre certa e unicamente necessária, tudo vai dar certo.

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso / Foto: Andranik Hakobyan/getty images