Como se tornar um homem confiável?

Ser confiável é uma virtude essencial. Você a possui?

Imagem de capa - Como se tornar um homem confiável?

A confiabilidade é uma virtude essencial que todo homem deve cultivar para atingir o sucesso em diversas áreas da vida. Segundo o Bispo Renato Cardoso, confiabilidade é mais do que apenas uma característica desejável, é uma particularidade necessária para quem deseja crescer, ser respeitado e construir relacionamentos sólidos.

Um homem em quem as pessoas confiam recebe mais responsabilidades e, naturalmente, mais oportunidades para avançar, tanto na carreira quanto em seus vínculos sociais e familiares. Afinal, nenhum chefe promove alguém em quem não confia, assim como nenhuma mulher deseja se comprometer com um homem cuja palavra não é – ou aparenta não ser – verdadeira. O Bispo Renato afirma que “se as pessoas têm dificuldade de acreditar em você, de confiar, de esperar alguma coisa positiva de você, elas não dão mais responsabilidades e oportunidades a você. O homem desonrado normalmente é colocado de lado porque ele já provou que não é confiável”.

Sinal de fé

O Bispo Renato destaca também que, para o homem cristão, ser confiável é um reflexo da sua Fé. Um homem que segue os ensinamentos de Cristo deve se comportar de maneira a espelhar a imagem de Deus, que é totalmente confiável. Quando um homem se diz cristão, mas age de forma desonesta e desleal, ele não só mancha sua reputação como também desonra o Nome de Deus, o que compromete o testemunho que ele deveria dar ao mundo. Portanto ser confiável é uma questão de honra e de testemunho espiritual. “É muito difícil reconstruir sua reputação depois que você a mancha. Por isso a Bíblia ensina: ‘guarda e protege o seu nome’. Quando eu digo ‘guardar o nome’, não é para se preocupar com o que os outros pensam a seu respeito, mas para zelar pelas virtudes e pelos bons princípios”, diz o Bispo.

O homem que deseja ser confiável deve zelar por sua palavra, não se envolver em fofocas ou “esquemas” e ser equilibrado no agir e no falar.

No dia a dia, há muitos modos de demonstrar essa confiabilidade. Cumprir promessas, mesmo que pequenas, como chegar no horário combinado, é um exemplo simples, mas expressivo. No trabalho, ser transparente com as tarefas, não omitir erros e ser íntegro em negociações são formas da pessoa mostrar que é possível confiar nela. Na vida familiar, ser um apoio constante, cumprir as responsabilidades assumidas e ser um exemplo de honestidade são atitudes que constroem confiança ao longo do tempo.

No final, o homem confiável alcança suas metas, cresce em sua trajetória e também se torna uma referência: é alguém em quem as pessoas se espelham e em quem podem depositar suas expectativas, pois sabem que não se desapontarão.

Intellimen

Quer ser um homem melhor? Acesse o site intellimen.com ou @intellimen, no Instagram, cumpra os desafios e participe das palestras.

Saiba mais:

Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aquiFolha Universal, informações para a vida!

imagem do author
Colaborador

Redação / Fotos: Kieferpix e FG Trade Latin/GettyImages