Como se valorizar no relacionamento?

Imagem de capa - Como se valorizar no relacionamento?

Fernando está com um problema. Ele é casado há nove anos, mas a relação com a esposa não vai bem. Eles decidiram se casar com apenas três meses de relacionamento e ela engravidou na segunda semana de união. Depois do nascimento do filho, Fernando percebeu que, em razão da vida nova, eles não conseguiram manter o amor. Por causa disso, o casal chegou a se separar e depois reatou a relação.

Recentemente, sua esposa lhe disse que não gosta mais dele, alugou uma casa e foi embora. Esse é o primeiro casamento dele e o segundo dela.

FERNANDO – Sou casado há nove anos. Nós namoramos, noivamos e nos casamos em três meses, pois nossas metas de vida eram as mesmas. Na segunda semana de casamento, ela engravidou e, em razão dessa vida nova, não conseguimos manter nosso amor. Depois que ela se tornou mãe, deixei de existir. Com seis anos de casados, ela saiu de casa dizendo que não gostava mais de mim. Fui atrás dela e ela disse: “eu sei que está tudo bem entre nós, você é um excelente pai, trabalhador, um bom marido, esforçado, mas eu não gosto mais de você”. Acredito que esse sentimento dela seja decorrente de não temos uma rotina de casal nem familiares por perto e não temos com quem deixar nosso filho. Amo minha família e minha esposa e não me vejo divorciado. Tentei não deixá-la para que lutássemos juntos, mas ela alugou outra casa e foi embora. Acho que ela é muito imatura, o que eu faço? É a segunda vez que luto sozinho. Eu tenho 36 anos e ela 34. Este é o segundo casamento dela e o meu primeiro.

CRISTIANE – As pessoas usam apenas uma questão importante para justificar a união, mas existem outras igualmente importantes para que você se case, além das metas de vida em comum. Esse é o segundo casamento de sua esposa. Algumas pessoas se divorciam e pensam que o próximo relacionamento pode funcionar como o anterior, o que pode gerar problemas e até outro divórcio. Você não avaliou o fato dela ter sido casada, mas essa informação é importante. A pessoa que já foi casada tem que estar muito bem resolvida em relação ao que aconteceu no passado, saber onde errou e o que poderia ter feito certo. Caso contrário, vai cometer o mesmo erro e continuar sendo a mesma pessoa que foi no relacionamento anterior.

RENATO – Quando uma pessoa sai de um relacionamento sem avaliar os erros e encontra uma nova pessoa, ela fala mal do ex e, caso admita alguma falha, minimiza a própria culpa e maximiza a do ex. Quando ela tem uma conversa sobre o fim do antigo relacionamento, logo quer falar de outro assunto.

CRISTIANE – Até mesmo porque se a pessoa tem um certo ciúme, insegurança e não quer falar do ex ou se o ex é uma pessoa que ela gostaria que desaparecesse do mapa, ela vai evitar ao máximo falar disso.

RENATO – Claro que você não deve ficar trazendo o ex ou a ex toda hora à conversa, mas esse tipo de conversa precisa existir no namoro. Quando o assunto for o passado um do outro, você tem que ir fundo porque está avaliando se vai se entregar àquela pessoa, não pode se deixar levar pelas metas e tem que avaliar tudo. Por exemplo: não é porque ele falou que a ex era uma louca que você pode aceitar isso e seguir a vida.

CRISTIANE – E, mesmo que as coisas tenham ocorrido como a pessoa contou, ela também deve ter cometido algum erro, pois, se ela é somente vítima do que aconteceu, ela vai continuar sendo vítima porque não soube lidar com aquilo. Se você sair à rua e for roubado, como você vai lidar com isso? Você vai sair mostrando o relógio da próxima vez? Não, você vai esconder suas coisas e se prevenir. Você aprende quando sofre.

RENATO – Sua esposa alega que não gosta mais de você, não sei se é porque você a feriu ou não, mas parece que ela nunca teve esse sentimento por você. Talvez quando o filho chegou foi fácil para ela se entreter com ele e assim o pouco que havia de vínculo na relação desapareceu. A primeira coisa que você precisa entender é que não pode mendigar amor à pessoa que você ama. O amor é uma escolha. Muitas pessoas não sabem o que é amor e acham que é o que veem na TV, mas não é. Isso é fantasia. Quando você não sabe o que é amor, é como se estivesse procurando um unicórnio. Muitas pessoas ficam procurando um amor imaginário e talvez sua esposa tenha esse problema, que pode ser do passado. De qualquer modo, você precisa se valorizar e não deve correr atrás dela. Você tolera muito e pode se tornar um ex marido útil. Você tem uma obrigação com seu filho, mas não é obrigado a ser útil na hora que ela precisa. Se ela não corresponde a você, pare de correr atrás dela.

 

imagem do author
Colaborador

Kaline Tascin / Foto: Getty images