Como ser espiritual em um mundo tão carnal?
Não fixe no que seus olhos veem e invista no que realmente importa
Muitas mulheres acreditam que o fato de frequentarem a Igreja lhes dá a garantia de uma vida com Deus, inclusive da Salvação na Eternidade. Contudo este é um grande engano. Pensando dessa forma, elas desprezam o que é espiritual, que vem do Alto (de Deus), e acabam perdendo a oportunidade de desenvolverem uma intimidade com Ele. Elas baseiam suas decisões só no que é visível aos olhos e nas próprias vontades e opiniões.
Como resultado de uma vida sem limitações, elas estão constantemente “quebrando a cara” por causa de suas escolhas erradas e sofrendo as consequências delas. Elas não entendem que somente sendo espirituais se tornam aptas a receber a direção e o discernimento (aptidão para avaliar com sensatez e clareza) de Deus em suas vidas.
Carne X Espírito
Preste atenção na definição do apóstolo Paulo para as obras da carne e faça uma autoanálise: “Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, fornicação, impureza, lascívia, idolatria, feitiçaria, inimizades, contendas, ciúmes, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais de antemão vos declaro, como também já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.” (Gálatas 5.19-21).
Todas essas características estão presentes neste mundo e fazem a pessoa colher consequências negativas, como está escrito na Bíblia: “Porque a inclinação da carne é para a morte, e a inclinação do Espírito é para a vida e paz.” (Romanos 8.6).
Inclinar-se para as vontades da carne significa realizar os desejos do coração, que, aliás, é enganoso (leia em Jeremias 17.9). A carne rejeita a disciplina, a Palavra de Deus, os sacrifícios, a renúncia e tudo que diz respeito aos valores espirituais e da Fé. Já o ato de se inclinar para o Espírito é negar os sentimentos do coração e viver na prática da disciplina e da obediência, dando ouvidos à Voz de Deus, mesmo quando a vontade da carne grita para contrariá-la. Os frutos disso são as escolhas assertivas guiadas pelo Espírito de Deus.
Decida ser espiritual
Você pode estar se perguntando: “como vou ser uma mulher espiritual e pensar nas coisas do Alto se meus olhos só veem as coisas terrenas?” Tudo depende de suas escolhas e se trata de uma luta diária. Você tem hoje o poder de decidir se será uma mulher espiritual, que investe no relacionamento com Deus, ou carnal, que vive segundo suas vontades.
Somente por meio do Espírito Santo podemos vencer a natureza humana e os desejos da carne. Quem O recebe também passa por tentações, como mostrou o próprio Senhor Jesus, que foi tentado por satanás para nos deixar o Seu exemplo, mas quem tem o Espírito Santo também tem condições para vencer, por meio do domínio próprio, e controlar seus impulsos.
Envolva-se mais com as coisas do Alto e ande na presença de Deus, sempre junto com o Senhor Jesus, porque quanto mais conhecê-Lo, mais experiente você ficará. E, quanto mais você caminhar com Ele, mais características dEle em seu caráter receberá.
Portanto, o caminho para ser espiritual está no fato de nascer do Espírito, como foi lembrado pelo Senhor Jesus ao fariseu Nicodemos: “O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.” (João 3.6).